Início | Saúde News Blog

Saude e bem-estar Disantos

10 benefícios surpreendentes do chá de tanchagem

10 benefícios surpreendentes do chá de tanchagem

Você sabia que pode obter benefícios surpreendentes através do consumo da tanchagem? A tanchagem é uma poderosa erva medicinal muito utilizada para tratar várias condições de saúde. Além do chá, as folhas de tanchagem são usadas para fazer pomadas, tratar queimaduras, feridas, furúnculos e dores de garganta.

Uma pequena erva, porém poderosíma. A tanchagem possui características e propriedades que as tornam especiais e acessíveis para quem deseja utilizá-la. Além disso, o consumo da tanchagem é benéfico no combate ao câncer de próstata, através da promoção de degradação da via de ubiquitinação proteassoma que impede a invasão, migração e expressão atípica de células.

A tanchagem é uma planta rica em mucilagem e outros compostos, muito utilizada para a produção de remédios caseiros, principalmente por sua ação anti inflamatória, antimicrobiana e analgésica.

O que é tanchagem

A tanchagem, de nome científico Plantago major, pode ser encontrada facilmente em locais públicos, beira de estradas e perto de áreas agrícolas. No entanto, essas não devem ser usadas para fins alimentares ou medicinais: dê preferência para cultivos domésticos, de quitandas, feiras e lojas de produtos naturais.

A tanchagem apresenta diversos benefícios ao organismo, podendo ser usada para o tratamento de queimaduras, cortes, feridas, furúnculos, infecções, picadas, caspa, gripes e acne.

10 benefícios surpreendentes do consumo da tanchagem

O consumo do chá de tanchagem pode trazer uma série de benefícios para a saúde através de seus poderosos compostos nutricionais e suas propriedade antibacteriana, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, digestiva, descongestionante, diurética, sedativa e laxativa.

As partes aéreas dessa poderosa erva medicinal são usadas em forma de chás para o tratamento de vários tipos de doenças.  Além disso, o chá feito de tanchagem,  uma planta medicinal poderosa aliada no tratamento e prevenção de diversas doenças. Sendo que é anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante, desintoxicante e antioxidante.

Vantagens para a saúde ao consumir chá de tanchagem

Os benefícios que o consumo do chá de tanchagem oferece para a nossa saúde são ótimas, podendo auxiliar no tratamento externo de queimaduras, infecções, caspa, gripes, acnes, cortes, feridas, picadas.

Além de ajudar no controle e alívio de diversos sintomas, também auxilia na prevenção de doenças e no fortalecimento do organismo.

Por fim, a tanchagem tem efeito desintoxicante, fazendo uma verdadeira limpeza em todo o organismo.

Os potenciais banefícios do consumo da tanchagem neste artigo, incluem:

  1. Reduz a inflamação;
  2. Tratamento da leucorreia;
  3. Alivia problemas respiratórios;
  4. consumo da tanchagem protege o organismo;
  5. Eficaz no tratamento da bronquite;
  6. Saúde e beleza da pele;
  7. Reduz o inchaço;
  8. Laxante natural;
  9. Aumenta a imunidade;
  10. Combate a constipação.

Além disso, essa bebida pussui inúmeras propriedades medicinais e naturais, pois trata-se de um verdadeiro remédio para tratar várias condições de saúde. Além de ser cicatrizante, analgésica, digestiva e anti-inflamatória.

Conheça os benefícios surpreendentes do consumo da tanchagem:

1. Reduz a inflamação

Graças aos benefícios surpreendentes do consumo da tanchagem, beber chá de tanchagem pode reduzir a inflamação. Afinal, a tanchagem é um anti-inflamatório natural. As propriedades curativas da tanchagem são altamente anti-inflamatórias. Assim, ela pode ser utilizada para casos como gengivite, estomatite e amigdalite.

Além disso, o consumo da tanchagem alivia dores de garganta, especialmente, é sugerido o gargarejo do seu chá.

2. Tratamento da leucorreia

Consumir chá de tanchagem pode trazer benefícios no tratamento da leucorreia. Normalmente, o tratamento da leucorreia é feito com antibiótico ou antifúngico. Porém, como uso da tanchagem possui essas poderosas propriedades, ela pode ser uma opção alternativa ao tratamento.

As causas da leucorreia pode estar associada a alergias, infecções vaginais, vulvares e do colo uterino e DSTs. Os sintomas mais frequentes são: Secreção vaginal aumentada, prurido (coceira), irritação, ardência vaginal e vulvar, dor durante a relação sexual e odor desagradável.

3. Alivia problemas respiratórios e pulmonares

Um dos usos tradicionais mais populares para esta erva era apoiar a saúde pulmonar. As folhas de tanchagem são ricas em mucilagem, que exerce atividade protetora e demulcente no trato respiratório. Ele umedece e reveste as vias aéreas com uma camada protetora que reduz a irritação que causa a tosse seca.

Pesquisadores descobriram que o chá de tanchagem eram eficazes contra a bronquite crônica. Com glicerina e pectina que possuem propriedades emolientes naturais, as folhas de tanchagem exerce um efeito calmante sobre os pulmões, provocando a produção de mais muco que ajuda a aliviar o desconforto e a irritação.

A tanchagem tem ação medicinal no combate a doenças respiratórias. O uso do chá das suas folhas ajuda a reduzir irritações nos tecidos pulmonares. Assim, o sistema imunológico é fortalecido.

Esse é uma das principais propriedades da erva. segundo estudos. Os resultados confirmam que a erva é mesmo útil nos casos de problemas respiratórios. Veja Também: Como prevenir alergias e problemas respiratórios

4. Saúde digestiva

O alto teor de mucilagem do chá de tanchagem , juntamente com suas propriedades anti-inflamatórias, tornam esta erva maravilhosa para muitas queixas digestivas. Ervas ricas em mucilagem absorvem toxinas no intestino e dão volume às fezes. Eles contribuem para um menor tempo de trânsito intestinal, absorvendo água no cólon e criando um efeito de volume e amolecimento nas fezes.

O chá de tanchagem também possui propriedades adstringentes que a tornam eficaz no tratamento de diarreia, gastrite e colite. Pode ajudar a restaurar o equilíbrio ácido que regula as secreções gástricas e pode tratar a inflamação no estômago e intestinos.

5. Eficaz no tratamento da bronquite

A tanchagem é benéfica para todo o sistema respiratório no tratamento de doenças. Assim, com relação à bronquite a sua atuação se destaca. Comprovadamente, ela atua no alívio ao desconforto dos sintomas dessa inflamação que atinge a região dos brônquios.  Veja Também: Agrião com mel para eliminar a tosse e resfriados

6. Saúde e beleza da pele

O uso da tanchagem também pode ajudar a obter uma pele mais lisa e bonita. A tanchagem também atua como um cicatrizante natural diminuindo as cicatrizes provocadas por cravos e espinhas. A indicação é para aplicar o chá da planta em uma gaze ou algodão e colocar em contato com a acne ou cravo que se desejar.

Aplicado topicamente,o chá de tanchagem é um excelente vulnerário de feridas com o poder de parar o sangramento e curar contusões, incluindo perfurações, picadas de insetos, picadas de abelha, vespa e urtiga, furúnculos e úlceras. Ao tratar cortes e outras feridas abertas, não só estanca o sangramento, mas também previne a infecção removendo a sujeira e, como anti-séptico, desinfeta a ferida.

Uma característica única que diferencia a tanchagem da maioria das outras plantas de cura de tecidos é sua intensa capacidade de desenho. Ele extrai o veneno de picadas de cobra, picadas de animais, picadas de insetos, picadas de abelha, picadas de vespa e picadas de urtiga. Essa mesma ação de desenho o torna altamente eficaz na remoção de farpas e em trazer bolhas ou manchas para a cabeça. Veja Também: Consumo da beterraba deixa a sua pele mais jovem

7. Reduz o inchaço

O chá de tanchagem visando emagrecer. Na verdade, a tanchagem não leva à perda de peso, mas, por ter ação diurética, ela reduz o inchaço. Assim, diminui a retenção de líquidos, o que pode favorecer o emagrecimento para quem segue uma dieta equilibrada e pratica exercícios físicos.

Veja Também: Alho com limão para emagrecer e pode até curar doenças

8. Laxante natural

A tanchagem atua como um polissacarídeo complexo e possui funções alimentar, de reservatório de água e atividade laxativa. Isso acontece justamente porque ela retém água no bolo alimentar. Assim, age como um laxante natural, o que é benéfico principalmente para quem sofre de problemas intestinais.

9. Aumenta a imunidade

O uso da tanchagem pode ajudar no fortalecimento da imunidade. Além disso, ela é também fonte de vitamina C, que também fortalece a ação protetora do sistema imunológico.

10. Combate a constipação

A folha de tanchalagem contém algo chamado mucilagem em sua composição, o que combate a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Basicamente, a mucilagem é uma substância gelatinosa de estrutura complexa, que reage com a água, aumentando de volume e formando uma solução viscosa. Assim, ela age como um laxante natural e facilita o trânsito intestinal. Consequentemente, ajuda a reduzir a sensação de inchaço.

Como preparar o chá de tanchagem

Ingredientes:
1 xícara de folhas de tanchagem lavadas e secas do excesso de umidade (picadas)
litro de vodka ou conhaque
frasco de vidro com tampa apertada

Como preparar:

Coloque as folhas em uma jarra e despeje o álcool até cobri-las completamente. Utilize uma vareta de vidro para agitar bem a mistura.
Coloque a tampa e coloque o frasco em um lugar escuro, dando-lhe uma boa sacudida a cada dia.
Depois de 6-8 semanas, decante o conteúdo em garrafas limpas (preferencialmente de vidro escuro) e armazene-as em um local escuro.

Quais as vantagens do consumo da tanchacem?

Voce pode aproveitar os poderosos benefícios do consumo da tanchagem. Esta planta possui poderosos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos – o princípio ativo responsável pela maior parte dessas funções é a aucubina. A tanchagem também tem uma alantoína específica que ajuda na regeneração da pele.

São plantas conhecidas por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificantes de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo.

Contraindicações do uso da tanchagem

Em primeiro lugar, grávidas não devem tomar o chá de tanchagem! Sendo que é importante frisar que grande parte dos chás e medicamentos não é indicado para gestantes e lactantes. Nesses casos, a avaliação de riscos x benefícios deve ser feita junto ao profissional de saúde.

Veja Também:

10 benefícios do chá de gengibre com limão


Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

admin

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.