Corpo e Mente Disantos

Consumo do azeite pode combater doenças cardíacas e câncer

Consumo do azeite pode combater doenças cardíacas e câncer

Consumo do azeite pode combater doenças. O azeite possui antioxidantes biologicamente ativos que podem reduzir o risco de doenças crônicas. Eles também combatem a inflamação e ajudam a proteger o colesterol no sangue da oxidação – dois benefícios que podem diminuir o risco de doenças cardíacas.

Por muitos anos, ouvimos falar dos benefícios do azeite de oliva para ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, mas sua conexão com a diminuição do risco de morte tem sido menos clara. Um estudo recente de aproximadamente 92.000 homens e mulheres dos EUA examinou se o azeite está associado à mortalidade total e por causa específica (morte por uma doença específica).

Usar azeite de oliva em vez de margarina, manteiga ou outras gorduras saturadas pode protegê-lo de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, demência e outras condições.

Sobre o azeite de oliva

O azeite de oliva, ou “laderá” em grego, é um alimento básico na premiada dieta mediterrânea, que estudos demonstraram que pode reduzir o risco de diabetes , colesterol alto , demência , perda de memória , depressão e câncer de mama . A dieta, que é mais um estilo de alimentação do que uma dieta restrita, também tem sido associada a ossos mais fortes , um coração mais saudável e uma vida mais longa .

Embora a alimentação mediterrânea seja baseada em alimentos tradicionais dos 21 países que circundam o Mar Mediterrâneo, ela gira em torno de um tema fundamental. O foco está na culinária simples e baseada em vegetais, com vegetais e frutas frescas, grãos integrais, feijões, sementes e nozes, com forte ênfase no azeite de oliva extra virgem.

Consumo do azeite pode combater doenças

O azeite de oliva extra virgem é rico em antioxidantes que ajudam a combater doenças como câncer e doenças cardíacas. Além disso, contém altos níveis de gorduras saudáveis ​​ou ácidos graxos monoinsaturados que reduzem o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. O azeite também:

O EVOO, um ingrediente comum na dieta mediterrânea, tem sido associado a um risco reduzido de várias doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, acidentes vasculares cerebrais, síndrome metabólica, declínio da função cognitiva e tumores colorretais e de mama.

A ingestão de EVOO pode reduzir o risco de obesidade, melhorando a mortalidade geral. No entanto, há pesquisas limitadas sobre a quantidade diária específica da capacidade do EVOO de melhorar os fatores de risco para doenças crônicas. Nas recomendações dietéticas, há pouca ênfase em distinguir gorduras saudáveis ​​como EVOO de outras gorduras e óleos. Veja os benefícios do consumo do azeite pode combater doenças:

Pode ter propriedades protetoras contra doenças crônicas

O azeite, e principalmente o EVOO, são ricos em pelo menos 30 produtos químicos de defesa das plantas chamados polifenóis , um dos quais é chamado oleocanthal. O óleo também é uma fonte útil de nutrientes protetores como a vitamina E. Acredita-se que esses compostos e nutrientes sejam benéficos na proteção contra doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e certos tipos de câncer .

Tem propriedades anti-inflamatórias úteis

Acredita-se que a inflamação seja um dos principais fatores por trás de alguns de nossos problemas de saúde mais crônicos, incluindo Alzheimer e diabetes tipo 2. Pesquisas que analisam o papel dos antioxidantes e seu efeito antiinflamatório , incluindo o ácido oleico encontrado no azeite, descobriram que eles desempenham um papel na redução da inflamação e no marcador de inflamação, conhecido como proteína C reativa (PCR) .

De particular interesse, o oleocanthal no azeite parece compartilhar a mesma atividade farmacológica que o ibuprofeno e atua como um anti-inflamatório natural . Curiosamente, esta propriedade útil tem sido associada a mudanças positivas em pessoas com artrite reumatóide .

Pode ajudar a controlar a composição da gordura corporal

Estudos sugerem que consumir uma dieta rica em MUFA previne o acúmulo de gordura corporal central e potencialmente melhora a sensibilidade à insulina.

A gordura corporal central está fortemente associada a doenças relacionadas à obesidade, incluindo resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Pode melhorar a saúde do coração

O azeite é um componente chave da dieta mediterrânea , juntamente com um alto consumo de água, frutas, nozes, vegetais, grãos integrais e uma ingestão moderada de laticínios, peixe, vinho tinto e quantidades menores de carne vermelha e alimentos processados. Pesquisas sugerem que esse padrão de alimentação pode trazer benefícios para a saúde, inclusive para o coração . Acredita-se que o EVOO seja especialmente útil nesse sentido.

Melhora a pressão arterial

Uma dieta mediterrânea que inclui azeite está associada a melhorias na pressão arterial . Um estudo avaliando uma dieta rica em gorduras PUFA versus MUFA, como o azeite, sugeriu que as melhorias na pressão arterial observadas no grupo MUFA podem ser devidas a um maior relaxamento dos vasos sanguíneos estimulado pelos polifenóis do azeite.

Ajuda a controlar o colesterol

O consumo de azeite pode melhorar os níveis de colesterol . Os efeitos benéficos podem ser devidos aos efeitos protetores dos polifenóis do óleo, combinados com o fato de que os altos níveis de ácido oleico são menos propensos a danos oxidativos .

Reduz o risco de AVC

Uma grande revisão de estudos demonstrou que o azeite era a única fonte de gorduras MUFA que estava associada não apenas a um risco reduzido de doença cardíaca , mas também de derrame.

Pode melhorar a função cerebral

Um estudo de 2015 descobriu que, em populações mais velhas, uma dieta mediterrânea suplementada com azeite ou nozes estava associada a uma função cognitiva melhorada, quando comparada a uma dieta com baixo teor de gordura .

Ajuda reduzir o risco de problemas de saúde comuns

Incluir mais azeite em sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de doenças comuns, como diabetes tipo 2, e pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável.

Os pesquisadores concluíram que a substituição de dez gramas por dia de gorduras como manteiga, maionese e margarina pela mesma quantidade de azeite foi associada a um risco 8% a 34% menor de morte por todas as causas.

Dicas para consumir azeite

O azeite pode ser adicionado a uma série de receitas doces e salgadas e é apropriado para métodos de cozimento em fogo baixo a moderado, como refogados e assados.

Lembre-se de que os azeites virgens, incluindo os azeites virgens extra, têm um ponto de fumaça mais baixo do que os azeites refinados. O ponto de fumaça refere-se à temperatura na qual um óleo começa a soltar fumaça. O ponto de fumaça do azeite extra virgem fica entre 350-410⁰ F, enquanto o ponto de fumaça do azeite refinado pode variar de 390-470⁰ F, tornando o azeite refinado uma escolha melhor para cozinhar em fogo alto.

Riscos do consumo do azeite

O azeite é considerado uma gordura saudável e é seguro para consumir para a maioria das pessoas. No entanto, as pessoas alérgicas a azeitonas devem evitar todos os produtos derivados da azeitona, incluindo o azeite.

Além disso, como todas as gorduras, o azeite é denso em calorias. Apenas uma colher de sopa contém 126 calorias e 14 gramas de gordura. Dito isso, alimentos com alto teor calórico e alto teor de gordura, como azeite, nozes e abacate, podem ser apreciados regularmente como parte de uma dieta nutritiva completa.

No entanto, as pessoas que estão tentando perder peso podem querer reduzir suas porções de ingredientes com alto teor calórico, como óleos, a fim de criar um déficit calórico para promover a perda de gordura .

Veja Também:

10 vantagens ao consumir cha de hortela

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.