Saude e bem-estar Disantos

10 melhores chás para dormir e reduzir a ansiedade

10 melhores chás para dormir e reduzir a ansiedade

Os melhores chás para dormir e reduzir a ansiedadeO consumo de chás habitualmente pode ajudar  dormir melhor e reduzir os efeitos da ansiedade. Consumir chá a longo prazo pode melhorar a saúde intestinal e diminuir o risco de desenvolver doenças causadas pelos distúrbios do sono, dizem os pesquisadores.

Você pode ter ouvido falar que beber muito chá perto da hora de dormir pode atrapalhar seu sono, mas de acordo com um novo estudo, o consumo de chá a longo prazo também pode reduzir o impacto da insônia crônica na saúde.

Todos nós passamos por momentos em que o sono é ilusório. Às vezes, felizmente, é apenas por um curto período, mas outras vezes é dolorosamente prolongado. Os acontecimentos do ano passado destruíram os hábitos de sono de muitas pessoas.

Estudos demonstraram que a falta de sono ou a má qualidade do sono durante um período prolongado podem afetar negativamente a nossa saúde física e mental. Não dormir o suficiente pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas, obesidade e depressão.

10 melhores chás para dormir e reduzir a ansiedade

O consumo de chás ervas para dormir ajuda reduzir a ansiedade são perfeitos para o corpo controlar e até aliviar alguns dos sintomas de distúrbios do sono.

Pessoas de todo o mundo bebem chá para aliviar o estresse, ansiedade, insônia, assim como outras bebidas que melhoram a qualidade do sono. Os chás podem ser uma ótima opção de dia e de noite, especialmente se você está tentando abandonar o hábito da cafeína antes de dormir.

O consumo do chá ajuda no sono?

O chá é sem dúvida bom para nós. Descoberto pela primeira vez na China há quase 5.000 anos, o chá é uma bebida produzida a partir das folhas da planta Camellia sinensis. O chá pode ser classificado em chá preto, verde, branco, oolong e Pu-erh. Todos os tipos de chá contêm propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger-nos contra doenças cardíacas e alguns tipos de cancro, bem como aumentar os nossos níveis de energia e concentração.

Os chás de ervas não são chá no sentido técnico, pois não provêm da planta Camellia sinensis. O termo correto é tisana; no entanto, muitas vezes nos referimos a eles como chá porque os preparamos da mesma maneira. Os chás de ervas populares incluem hortelã-pimenta, camomila, lavanda, gengibre e rooibos. Assim como os chás tradicionais, os chás de ervas oferecem muitos benefícios à saúde e são praticamente isentos de cafeína.

Melhores chás para consumir e ajudar você a dormir

O chá de ervas é uma escolha popular para dormir porque contém pouca ou nenhuma cafeína – ao contrário de algo como o chá preto, que tem quase tanta cafeína quanto o café. Abaixo vou compartilhar uma lista dos meus chás noturnos favoritos, muitos dos quais além de ajudarem a dormir, trazem outros benefícios à saúde.

Embora tenha sido demonstrado que esses chás têm um efeito positivo no sono e no relaxamento, a pesquisa está em constante evolução e relataremos mais aqui os 10 melhores chás para dormir e reduzir a ansiedade:

1. Chá de camomila

A camomila é um chá antiinflamatório usado para ajudar no nervosismo, estresse e dores de estômago. Também reduz os sintomas de insônia.

O chá de camomila atua como tranquilizante. Seus efeitos sedativos podem ser resultado de apigenina, um antioxidante que relaxa os nervos e promove o sono.

2. Erva-cidreira

A erva-cidreira é um membro da família das mentas. Contém um composto chamado ácido rosmarínico, que atua nos receptores GABA e facilita o sono.

Pequenos estudos mostram que a erva-cidreira é eficaz na redução da insônia, da depressão e da ansiedade , que muitas vezes podem causar problemas para adormecer ou permanecer dormindo.

3. Verbena de limão

Embora haja pesquisas limitadas sobre o chá de limão verbena, um estudo de 2018 descobriu que pessoas que tomaram uma dose de 10 mililitros de xarope de limão verbena uma hora antes de dormir relataram adormecer mais rápido, dormir mais e sentir menos sono durante o dia.

Além disso, um pequeno estudo de 2021 descobriu que pessoas que tomaram um suplemento de 400 mg de verbena de limão diariamente tiveram menos dores musculares após exercícios intensivos. Por isso, beber uma xícara de chá contendo verbena de limão após exercícios vigorosos ou uma hora antes de dormir.

4. Valeriana

A valeriana tem sido usada como sedativo há séculos. Acredita-se que os compostos da valeriana, incluindo ácidos valerênicos e valepotriatos , atuem nos receptores GABA no cérebro, causando sonolência.

No entanto, as pesquisas sobre valeriana para insônia são confusas . Uma revisão científica de 2020 encontrou algumas evidências de eficácia, mas apelou a mais pesquisas sobre que forma de valeriana – um suplemento, um chá ou qualquer outra coisa – pode ajudar a facilitar o sono.

5. Rooibos

O chá Rooibos contém vestígios de minerais, incluindo cálcio e magnésio, ambos ligados ao sono saudável. Também é conhecido por suas propriedades antioxidantes.

Há algumas evidências de que os níveis antioxidantes do chá rooibos combinados com suas propriedades antiinflamatórias podem ajudar no sono.

6. Lavanda

Existem numerosos estudos indicando que a lavanda, em várias formas, pode promover o sono, mas a pesquisa sobre a eficácia do chá de lavanda, especificamente, é discutível.

Por exemplo, um pequeno estudo de 2015 com mulheres no pós-parto descobriu que beber chá de lavanda todos os dias durante 2 semanas reduziu inicialmente a fadiga, mas após quatro semanas o impacto foi semelhante ao de um placebo.

Outros estudos descobriram que a suplementação com óleo de lavanda pode melhorar ligeiramente a qualidade do sono, ajudá-lo a dormir mais e reduzir os despertares noturnos.

7. Chá verde

O chá verde contém alguma cafeína, por isso não deve ser consumido antes de dormir, mas ainda pode ser um bom substituto para bebidas com mais cafeína. Um pequeno estudo de 2017 descobriu que adultos que bebiam mais chá verde com baixo teor de cafeína durante o dia apresentavam níveis de estresse mais baixos do que adultos que bebiam chá verde totalmente cafeinado.

Mesmo o chá verde totalmente cafeinado contém apenas cerca de 12 miligramas (mg) de cafeína, em comparação com cerca de 95 mg em uma xícara média de café. É uma boa opção para um estímulo matinal ou no início da tarde que não afetará sua capacidade de dormir mais tarde naquela noite.

8. Chá de Passiflora

O chá de passiflora (maracujá) tem um efeito no corpo semelhante ao do chá de camomila. Assim como a camomila, a passiflora pode ajudar a reduzir a ansiedade no cérebro, graças à ligação dos flavonóides aos receptores de benzodiazepínicos do cérebro.

Algumas pesquisas descobriram que, quando combinada com outros suplementos de ervas como a valeriana, a passiflora é tão eficaz no alívio da insônia a curto prazo quanto os soníferos tradicionais. 

9. Chá de hortelã

Beber chá de hortelão pode auxiliar o seu sono. Quando queremos ter uma noite de sono tranquila, precisamos pensar nas coisas que podem nos impedir de fazer isso.

O estresse geralmente é o principal culpado, pois pode causar estragos em nossos corpos, seja criando tensão, causando dor de estômago ou simplesmente não permitindo que sua mente e corpo relaxem.

O chá de hortelã pode ajudar a reduzir o impacto do estresse e alguns outros sintomas e problemas que podem nos impedir de dormir profundamente.

10. Chá de gengibre

Os benefícios do gengibre para a saúde são bem documentados e, consumido em qualquer forma, é ótimo para tratar náuseas e dores de garganta. É também um alimento antiinflamatório e rico em antioxidantes. O chá de gengibre é uma bebida naturalmente sem cafeína, por isso não interferirá no seu sono se você beber antes de dormir. Veja Também:


Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading