Alimentacao Disantos

7 benefícios do açafrão e pimenta-do-reino

7 benefícios do açafrão e pimenta-do-reino

O consumo do açafrão e pimenta-do-reino individualmente ostentam benefícios impressionantes para a saúde. Mas, no entanto, é quando essas duas especiarias cotidianas são misturadas que a mágica realmente acontece.

Esta combinação, açafrão, e pimenta preta, pode nos trazer muitos benefícios. Portanto, para quem não sabe, a cúrcuma é uma espécie utilizada para dar sabor aos alimentos, proporcionando também uma cor amarela intensa. Além disso, esta especiaria contém curcumina, substância com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

O açafrão pode soar como uma solução natural de saúde ideal, mas há uma ressalva importante: é difícil ingerir o suficiente da especiaria para colher quaisquer dos benefícios à saúde que foram observados em estudos de pesquisa. Portanto, para extrair o máximo benefício à saúde da cúrcuma, você tem que adicionar outra especiaria à mistura: pimenta-do-reino.

7 benefícios do consumo do açafrão e pimenta-do-reino

Se você é um cozinheiro entusiasmado, provavelmente tem açafrão e pimenta-do-reino na sua cozinha e já os adicionou a curries ou ensopados no passado. Mas, afinal, você sabia que algumas pessoas gostam de tomar esses ingredientes como suplemento para ajudar com problemas digestivos e dores crônicas? Continue lendo para saber mais.

A cúrcuma é uma especiaria dourada com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Mas como você torna a cúrcuma ainda mais poderosa? Adicionando pimenta-do-reino.

Pesquisas sugerem que a curcumina, uma substância natural da cúrcuma, pode não ser bem absorvida pelo corpo. Mas a piperina, um composto encontrado na pimenta-do-reino, pode ajudar a aumentar a absorção da curcumina.

Vantagens ao consumir açafrão e pimenta-do-reino

benefícios do consumo do açafrão e pimenta: Por que combinar pimenta-do-reino e açafrão? Porque a piperina ajuda seu corpo a absorver mais curcumina.

Quais são os benefícios do consumo da pimenta-do-reino?

A pimenta-do-reino é bem conhecida e amplamente usada na preparação de alimentos por seu poderoso e picante toque. Mas você sabia que ela contém algo chamado piperina? Além disso, este composto bioativo é tão poderoso que pode ajudar seu corpo a aumentar a absorção de nutrientes, controlar o açúcar no sangue e apoiar a saúde do coração? Estudos sobre pimenta-do-reino (piper nigrum) mostraram que ela também pode ter benefícios gastrointestinais. 2

Quais são os benefícios do consumo do açafrão?

A cúrcuma é uma especiaria antiga que tem sido usada por milhares de anos. Usado pela primeira vez em Aruveda (medicina tradicional indiana), a cúrcuma tem inúmeros benefícios para a saúde . Seu papel mais notável é provavelmente como um agente para a saúde das articulações. Além disso, também há sugestões de que pode reduzir o colesterol e apoiar uma boa saúde digestiva. Veja a seguir, os 7 benefícios do consumo do açafrão e pimenta preta:

1. Poderosos antioxidantes

Os antioxidantes são compostos vegetais com potentes benefícios à saúde. O açafrão contém mais de 100 deles, incluindo crocina, crocetina, kaempferol e safranal. Uma variedade de propriedades biológicas tem sido associada a esses fitoquímicos, incluindo a prevenção de doenças devido à sua capacidade de combater radicais livres, o que pode ajudar a prevenir doenças crônicas e agudas.

Quando combinada com alimentos ricos em antioxidantes, a pimenta-do-reino pode efetivamente ajudar a aumentar a absorção desses compostos benéficos.

Além disso, a pimenta-do-reino é rica em um composto vegetal chamado piperina, que estudos em tubos de ensaio revelaram ter poderosas propriedades antioxidantes.

Estudos sugerem que uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a prevenir ou retardar os efeitos nocivos dos radicais livres.

O alcaloide piperina é um composto-chave na pimenta-do-reino quando se trata desses benefícios à saúde, incluindo o fornecimento de propriedades antioxidantes.

2. Pode apoiar a memória e a função cognitiva

O açafrão contém antioxidantes que apoiam a saúde do cérebro, a memória e o aprendizado. Além do mais, é especificamente o antioxidante safranal que pode ajudar a melhorar o humor, a memória e a capacidade de aprendizado, bem como proteger as células cerebrais contra o estresse oxidativo.

Por isso, uma meta-análise mostra que o açafrão pode ter um efeito benéfico no comprometimento cognitivo leve , até mesmo retardando o comprometimento cognitivo em pacientes com Alzheimer.

Embora não seja um estimulante cerebral mágico, incorporar pimenta-do-reino à sua dieta pode oferecer algumas vantagens de suporte ao cérebro.

A piperina encontrada na pimenta-do-reino pode melhorar sua saúde cognitiva e vitalidade, reduzindo seu risco de doenças neurodegenerativas.

3. Possui benefícios antidepressivos e ansiolíticos

Conhecido como o “tempero do sol”, o açafrão demonstrou ajudar a manter o humor positivo e o equilíbrio emocional. Pesquisas descobriram que a suplementação com 30 mg de açafrão por dia teve um efeito significativo na gravidade da depressão leve a moderada .

4. Pode reduzir a inflamação

As crocinas encontradas no açafrão têm efeitos anti-inflamatórios poderosos. Esses compostos interrompem a liberação de ciclooxigenases, prostaglandinas e outros marcadores inflamatórios , que causam uma reação inflamatória no corpo.

Os benefícios da piperina não param em aumentar a absorção de nutrientes. Além disso, ela também pode desempenhar um papel crucial na redução da inflamação no corpo. A inflamação crônica está ligada a vários problemas de saúde, de artrite a doenças cardíacas.

De acordo com, pesquisas, as propriedades anti-inflamatórias da piperina podem ajudar a controlar condições inflamatórias, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente seus benefícios potenciais.

5. Pode diminuir a pressão arterial

O açafrão é rico em antioxidantes que demonstraram ter propriedades anti-inflamatórias . Assim, os antioxidantes específicos do açafrão podem ajudar a proteger o corpo do estresse oxidativo que pode levar a danos celulares e doenças, incluindo pressão alta. Uma revisão mostrou que a suplementação de açafrão pode melhorar significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em adultos.

Afinal, os benefícios do óleo de pimenta-do-reino também podem se estender ao controle do colesterol.

Pesquisadores que conduziram um estudo com ratos descobriram que o consumo de pimenta-do-reino causou uma queda nos níveis de ácidos graxos e colesterol nos animais.

6.Controle do açúcar no sangue

O açafrão pode reduzir os níveis de glicose no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina em pesquisas clínicas. Em um recente estudo controlado randomizado de pacientes diabéticos tipo 2, aqueles que tomaram 30 mg de açafrão diariamente por três meses tiveram níveis de glicemia de jejum melhorados

Além disso, outro benefício surpreendente do óleo de pimenta-do-reino é seu potencial de atuar como um agente de controle do açúcar no sangue.

Um estudo descobriu que quando o extrato de pimenta-do-reino foi administrado a ratos após o consumo de glicose, eles apresentaram um pico menor de açúcar no sangue em comparação aos ratos de um grupo de controle.

7. Propriedades anticancerígenas

Os antioxidantes do açafrão ajudam a neutralizar os danos dos radicais livres nocivos e protegem contra o estresse oxidativo, que danifica as células e contribui para doenças como o câncer. Até porque, os antioxidantes do açafrão podem ajudar a atingir e suprimir seletivamente as células cancerígenas, particularmente no câncer de cólon, enquanto deixam as células saudáveis ​​ilesas. No entanto, mais estudos são necessários sobre os efeitos do açafrão no combate ao câncer.

Afinal, existem teorias de que a piperina também pode conter propriedades anticancerígenas, embora nenhum teste em humanos tenha sido realizado até o momento. Um estudo laboratorial separado também mostrou que a piperina pode ter um efeito positivo na resistência a múltiplos medicamentos em células cancerígenas.

Receitas com cúrcuma e pimenta-do-reino

Ingredientes:

3colheres de sopa de mel
¾colher de chá de pimenta-do-reino, mais um pouco a gosto
Sal Kosher (como Diamond Crystal)
2colheres de sopa de farinha de trigo
1½colheres de chá de açafrão moído
1libra de coxas de frango desossadas e sem pele, cortadas em pedaços de 1 polegada
1colher de sopa de óleo de coco ou canola
12onças de aspargos, aparados e fatiados finamente em ângulo
1colher de chá de vinagre de arroz sem tempero ou molho de soja
1limão, cortado em fatias (opcional)

Preparação:

Passo 1
Em uma tigela pequena ou copo medidor, misture ¼ de xícara de água com o mel, a pimenta e ½ colher de chá de sal; reserve a mistura de mel.

Passo 2
Em uma tigela média, misture a farinha, a cúrcuma e 1 colher de chá de sal. Adicione o frango e misture até cobrir.

Passo 3
Em uma frigideira antiaderente média (10 polegadas), aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione o frango e cozinhe até que o açafrão esteja perfumado e o frango esteja dourado dos dois lados, 2 a 3 minutos de cada lado.

Passo 4
Adicione os aspargos, tempere com sal, misture bem e cozinhe até ficar macio e crocante, de 1 a 2 minutos.

Passo 5
Adicione a mistura de mel e cozinhe, mexendo, até o frango estar cozido e o molho engrossar, de 2 a 3 minutos.

Passo 6
Retire do fogo e misture o vinagre. Tempere a gosto com sal e pimenta. Sirva com limão espremido por cima, se quiser.

Por que você deve usar cúrcuma e pimenta preta juntas

Como obter melhor os benefícios do consumo do açafrão e pimenta:

Consumir açafrão com pimenta preta pode ajudar a aumentar a absorção de curcumina. Mas algumas pesquisas sugerem que as especiarias podem funcionar alterando mais o microbioma intestinal do que através da absorção.

Portanto, se você estiver interessado em usar cúrcuma e pimenta-do-reino para benefícios à saúde, você pode optar por um suplemento de cúrcuma ou curcumina que também contenha pimenta-do-reino, em vez de depender de especiarias moídas para atingir seus objetivos de saúde. O motivo: a porção média de curcumina encontrada na quantidade de cúrcuma moída que você usaria na culinária é bem mínima.

Na verdade, a cúrcuma moída contém apenas cerca de 3% de curcumina, de acordo com a agência terceirizada de testes de suplementos ConsumerLab

Como usar azeite e a cúrcuma e aproveitar melhor os seus benefícios

Ingredientes:
3-4 fios de açafrão
1 colher de sopa de azeite
O que você tem que fazer
Misture bem os fios de açafrão no óleo.
Massageie a pele em movimentos ascendentes usando este óleo.
Limpe o óleo depois de uma hora usando um pano úmido. Você pode deixar este óleo durante a noite também.
Óleo de coco, óleo de amêndoa ou óleo de gergelim também podem ser usados ​​no lugar do azeite.

Repita isso todas as noites alternadas.

Veja Também:

Consumo da chicória pode prevenir o infarto


Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading