Saude e bem-estar Disantos
10 incríveis benefícios da arnica
Arnica é usada topicamente para uma ampla gama de condições, incluindo contusões, entorses, dores musculares, cicatrização de feridas, flebite superficial, dor nas articulações, inflamação de picadas de insetos e inchaço de ossos quebrados. O uso da arnica pode trazer benefícios incríveis para a saúde.
Os produtos químicos ativos na arnica podem reduzir o inchaço, diminuir a dor e agir como antibióticos . Mas a arnica pode ser insegura quando tomada por via oral , a menos que seja usada em diluições homeopáticas. Os produtos homeopáticos contêm diluições extremas dos produtos químicos ativos.
As doses homeopáticas são extremamente diluídas. Eles não contêm nenhuma quantidade detectável da planta e geralmente são considerados seguros para uso interno quando tomados de acordo com as instruções do rótulo.
10 incríveis benefícios de uso da arnica
Os potenciais benefícios de uso da arnica devem-se especialmente a suas incríveis propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Estudos mais recentes sugerem que também pode ser útil no tratamento de queimaduras.
As preparações homeopáticas também são usadas para tratar músculos doloridos, contusões e outras condições causadas por esforço excessivo ou lesão.
As pessoas costumam usar arnica para dores causadas por osteoartrite. Também é usado para sangramento, hematomas, inchaço após a cirurgia e outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar esses usos. A arnica também é usada como ingrediente de sabor em bebidas, doces, assados e outros alimentos.
O que é arnica?
Arnica ( Arnica montana) tem sido usada para fins medicinais desde 1500 e ainda é popular hoje. Aplicada à pele como creme, pomada, linimento, pomada ou tintura, a arnica tem sido usada para aliviar dores musculares, reduzir inflamações e curar feridas.
É comumente usado para lesões, como entorses e contusões. Como erva, a arnica geralmente é usada topicamente (na pele) porque pode causar efeitos colaterais graves quando tomada por via oral. Os remédios homeopáticos orais contêm arnica, mas usam uma forma diluída que não é considerada perigosa. Se você tiver alguma dúvida sobre se você tem a forma de ervas ou homeopática da arnica, converse com seu médico.
Vantagens de usos da arnica
A arnica pode proporcionar alívio imediato da dor e redução significativa do inchaço. Até porque, a arnica contém lactonas que são naturalmente anti-inflamatórias e podem trabalhar para reduzir o inchaço e aliviar a dor. Veja a seguir, os 10 incríveis benefícios de uso da arnica e o que ela pode oferecer à saúde:
1. Reduz o inchaço e hematomas
A arnica é rica no fitonutriente helenalina, e é este potente composto responsável pelas excepcionais habilidades curativas desta planta. Ela ajuda aliviar o inchaço e acelerar a cicatrização de contusões, estimulando os glóbulos brancos do corpo a quebrar o fluido e o excesso de sangue que está preso nas articulações, músculos e contusões.
O aumento do número de glóbulos brancos impede que os capilares rompidos sangrem no tecido circundante. A arnica também estimula a circulação sanguínea na área afetada, trazendo os recursos e o oxigênio para curar os vasos sanguíneos rompidos e produzir novas células saudáveis.
A arnica é famosa por seu uso para reduzir o edema, especialmente quando causado por entorses, tensões musculares, picadas de insetos ou ossos quebrados.
2. Ajuda a aliviar a dor
A arnica é um tratamento holístico popular para dores corporais causadas por trauma, cirurgia ou inflamação. Um estudo em corredores de maratona mostrou que aqueles que tomaram arnica experimentaram um nível mais baixo de dor muscular imediatamente após a corrida, em comparação com aqueles que tomaram pílulas de placebo.
Outras pesquisas mostraram que a arnica é uma alternativa eficaz aos anti-inflamatórios não esteróides para controle da dor pós-traumática e pós-operatória. Veja Também: Uso do cravo para dor e a circulação
3. Alivia a osteoartrite
A arnica parece ser útil no tratamento de sintomas osteoartríticos comuns, como dor nas articulações e rigidez. A pesquisa descobriu que a aplicação diária de gel de arnica foi tão eficaz quanto o gel de ibuprofeno para alívio da dor e função da mão.
4. Ajuda na cicatrização de contusões
A arnica ajuda a acelerar o processo de cicatrização de contusões. Acredita-se que estimula a produção de glóbulos brancos, o que ajuda a limpar o sangue e a congestão de fluidos na área afetada. Os cirurgiões plásticos acham útil para reduzir hematomas após procedimentos de cirurgia estética.
Contusões não associadas a traumas físicos provavelmente não respondem à arnica. Essas contusões devem ser avaliadas por um profissional de saúde, pois podem ser causadas por uma ampla variedade de condições médicas.
5. Acalma as condições da pele
Por ser um antioxidante , a arnica pode proporcionar alívio para pessoas com problemas como acne, eczema e psoríase. É também um agente hidratante eficaz. Embora o extrato puro de arnica montana não deva ser aplicado na pele, a arnica pode ser misturada com um óleo transportador ou creme para aliviar os problemas de pele seca.
Veja Também: Chá de salsa deixa sua pele mais saudável
6. Dor e lesões relacionadas à atividade esportiva
A arnica é uma das plantas-chave em um armário de remédios naturais para atletas. É utilizado em formulações analgésicas e cicatrizantes musculares para esportes, por exemplo.
Obviamente, não é a única, mas é considerada a planta medicinal esportiva por excelência devido ao seu efeito analgésico e anti-inflamatório no tecido muscular e seus benefícios em caso de contusões.
Veja Também: Consumo da banana pode pode ajudar nos exercícios
7. Contraturas musculares
Os extratos de arnica também são indicados no caso de lesões não esportivas, mas relacionadas à tensão, estresse e estilo de vida sedentário, como contraturas musculares, dores no pescoço e nas costas.
8. Irritações cutâneas
As preparações à base de arnica para aplicação tópica, devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica, apresentam benefícios em um grande número de afecções da pele. Você pode aliviar o desconforto causado por picadas de insetos, pequenas queimaduras, hematomas e urticária com óleos ou pomadas à base de arnica. Estrias e outros problemas de pele
9. Edema e hematomas pós-cirúrgicos
Pode ajudar na recuperação após a cirurgia para reduzir sintomas comuns, como inchaço e hematomas. Nesses casos, é muito importante seguir as orientações do médico quanto à dosagem e formas de aplicação.
10. Propriedades analgésicas e anti-inflamatórias
O conjunto de substâncias ativas da flor de arnica (cerca de 150 princípios ativos ) são responsáveis por sua ação farmacológica anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica, anti-histamínica, sedativa, antisséptica, vulnerária, cicatrizante e antiplaquetária .
Todas essas propriedades da arnica sugerem a ampla gama de aplicações desta planta. Porém, o uso da arnica é bastante indicado, principalmente em problemas que afetam a pele, músculos e articulações.
Como usar arnica
Embora os medicamentos convencionais possam ser tomados indefinidamente para prevenir os sintomas, esse não é o caso dos remédios homeopáticos. Os remédios homeopáticos funcionam de acordo com uma teoria de estímulo e resposta. Sua ação estimula uma resposta de cura.
Portanto, em princípio, apenas algumas doses são necessárias para iniciar o processo de cicatrização do corpo. Eles não devem ser usados por muito tempo sem supervisão médica profissional.
Precauções ao usar arnica
A arnica é geralmente segura quando usada na pele. No entanto, usá-lo por muito tempo pode irritar a pele, causando eczema, descamação, bolhas ou outras condições de pele. Arnica não deve ser usado em pele quebrada, como úlceras de perna.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que a arnica usada topicamente aumentou a dor nas pernas 24 horas depois que os participantes realizaram exercícios na panturrilha. Além disso, pessoas hipersensíveis ou alérgicas à erva devem evitá-la.
A arnica raramente é usada como remédio herbal interno porque pode causar tonturas, tremores e irregularidades cardíacas. Também pode irritar as membranas mucosas e causar vômitos. Grandes doses podem até ser fatais. NÃO tome arnica por via oral, exceto sob supervisão do seu médico. Geralmente, você pode tomar remédios homeopáticos, que usam quantidades extremamente pequenas de arnica, com segurança.
Veja Também:
Descubra mais sobre Saúde News Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Seja o primeiro a comentar!