Saude e bem-estar Disantos

13 incríveis benefícios do azeite de oliva

13 incríveis benefícios do azeite de oliva

O consumo do azeite pode trazer benefícios incríveis para a saúde do corpo e da mente. O azeite virgem extra (EVOO) é um dos ingredientes principais da dieta mediterrânea. Ajuda a manter uma alimentação equilibrada e saudável devido aos múltiplos benefícios e propriedades do azeite virgem extra.

O azeite virgem extra é um produto muito utilizado na gastronomia pelo seu sabor suave e pelas múltiplas propriedades para a saúde que possui. Este produto tem sido fonte de pesquisas há muitos anos e atualmente são atribuídos muitos benefícios, tanto para a saúde quanto para a beleza.

Este tipo de óleo contém quantidades significativas de gorduras monoinsaturadas e ácido oleico, que têm sido associados a um risco reduzido de doença cardíaca coronária. Além disso, contém antioxidantes e outros nutrientes antiinflamatórios que podem reduzir os níveis de colesterol ruim, combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.

incríveis benefícios do consumo do azeite

O azeite virgem extra é um produto muito utilizado na gastronomia pelo seu sabor suave e pelas múltiplas propriedades para a saúde que possui. Este produto tem sido fonte de pesquisas há muitos anos e atualmente são atribuídos muitos benefícios, tanto para a saúde quanto para a beleza.

Comparado a outros óleos de cozinha, o azeite de oliva tem o potencial único de dar um golpe duplo em doenças crônicas e degenerativas, a partir dos compostos polifenólicos potentes encontrados no azeite de oliva extravirgem e da alta porcentagem de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) encontrados em todos os graus. Como resultado, o consumo de azeite de oliva tem sido associado a tudo, desde níveis de colesterol melhorados até melhor humor e ossos mais fortes.

Muitos estudos analisaram os benefícios extraordinários do consumo do azeite de oliva para a saúde. Até porque, o azeite de oliva extra virgem, que é o óleo de melhor qualidade disponível, é rico em antioxidantes, que ajudam a prevenir danos celulares causados ​​por moléculas chamadas radicais livres.

Afinal, radicais livres são substâncias que o corpo produz durante o metabolismo e outros processos. Até porque, os antioxidantes neutralizam os radicais livres.

Assim, se muitos radicais livres se acumularem, eles podem causar estresse oxidativo . Isso pode levar a danos celulares e pode desempenhar um papel no desenvolvimento de certas doenças, incluindo certos tipos de câncer.

Afinal, além de saboroso, o consumo do azeite acrescenta muito em termos nutricionais? Para aprender mais sobre esse ingrediente, nós preparamos uma matéria sobre os benefícios do azeite de oliva para a saúde.

Veja os 13 poderosos benefícios do consumo do azeite, e o que o seu consumo pode oferecer para a saúde:

1. É embalado com polifenóis

Graças aos poderosos benefícios do uso do azeite. Ele pode proteger o saúde do coração. Afinal, os polifenóis beneficiam a saúde, em parte, porque combatem o estresse oxidativo – um tipo de estresse dentro do corpo que danifica lipídios, proteínas e DNA de uma forma que contribui para doenças cardíacas, câncer, diabetes e demência.

Por outro lado, dois polifenóis abundantes presentes no azeite são o hidroxitirosol e o oleocanthal, que possuem propriedades antioxidantes , antiinflamatórias, de combate ao câncer, neuroprotetoras e antimicrobianas.

2. Poderosas quantidades de antioxidantes

O azeite de oliva extra virgem é bastante nutritivo. Além disso, seus ácidos graxos benéficos, contém quantidades modestas de vitaminas E e K. Mas o azeite também é carregado com antioxidantes poderosos.

Portanto, existe uma série de vantagens ao consumir azeite de oliva. Afinal, esses antioxidantes são biologicamente ativos e podem reduzir o risco de doenças crônicas. Até poque, eles também combatem a inflamação e ajudam a proteger o colesterol do sangue da oxidação – dois benefícios que podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

3. Poderosas propriedades anti-inflamatórias

Acredita-se que a inflamação crônica seja a principal causa de doenças, como câncer, doenças cardíacas, síndrome metabólica, visão, diabetes tipo 2, Alzheimer, artrite e até obesidade.

Assim, o uso do azeite de oliva extra virgem pode reduzir a inflamação , graças a seus poderosos antioxidantes, o que pode ser uma das principais razões de seus benefícios para a saúde.

Além disso, o principal deles é o oleocanthal, que demonstrou funcionar de forma semelhante ao ibuprofeno, um medicamento antiinflamatório.

Enfim. alguns cientistas estimam que o oleocanthal em 3,4 colheres de sopa (50 ml) de azeite de oliva extra virgem tem um efeito semelhante a 10% da dosagem adulta de ibuprofeno.

De acordo com pesquisas, também sugere que o ácido oleico, o principal ácido graxo do azeite de oliva, pode reduzir os níveis de marcadores inflamatórios importantes, como a proteína C reativa (PCR).

 4. Prevenção de acidentes vasculares cerebrais

O uso do azeite de oliva pode ajudar na prevenção de doenças, em nações desenvolvidas, o AVC é a segunda causa mais comum de morte, logo atrás das doenças cardíacas.

Uma grande revisão de estudos em 841.000 pessoas descobriu que o azeite de oliva era a única fonte de gordura monoinsaturada associada a um risco reduzido de derrame e doenças cardíacas.

Outra revisão em 140.000 participantes, aqueles que consumiram azeite de oliva correram um risco muito menor de acidente vascular cerebral do que aqueles que não o fizeram.

5. Atua contra doenças cardíacas

O uso do azeite traz poderosos benefícios para a saúde do coração. Afinal, a doença cardíaca é a causa de morte mais comum no mundo. Portanto, o consumo do azeite pode ajudar a diminuir o risco não só de doenças cardíacas, mas de uma inidade de outras enfermidades.

Além disso, estudos observacionais realizados algumas décadas atrás mostraram que as doenças cardíacas são menos comuns nos países mediterrâneos. Isso levou a uma extensa pesquisa sobre a dieta mediterrânea , que agora demonstrou reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.

Até porque, o azeite de oliva extra virgem é um dos principais ingredientes dessa dieta, protegendo contra doenças cardíacas de várias maneiras. Além disso, o azeite de oliva ajuda a proteger o corpo do colesterol ruim ou LDL , e os fitoesteróis que ele contém aumentam o HDL, o que ajuda a equilibrar o colesterol. Isso causa uma redução nas doenças cardiovasculares e na arteriosclerose.

6. Consumir azeite ajuda você a viver mais

O azeite adiciona um ótimo sabor a muitos alimentos, como destacamos anteriormente, o uso do azeite também ajuda a prevenir e reduzir o desenvolvimento de muitas doenças . Assim, estudos mostram que consumir azeite de oliva diariamente é essencial para prevenir certos tipos de câncer , portanto, ajudaria você a viver mais. Essa comida, além de saborosa, é muito saudável.

7. Consumo do azeite melhora a saúde intestinal

Assim como você pode ver no ponto anterior, o consumo do azeite melhora a saúde do estômago e do sistema digestivo e atua como um protetor, reduzindo o excesso de ácidos nesta parte do corpo. Da mesma forma, aumenta o PH do organismo porque favorece a absorção de cálcio e magnésio.

A presença de sitosterol no azeite virgem extra impede parcialmente a absorção do colesterol e favorece a absorção de cálcio, ferro e magnésio. A suave ação laxante do azeite também é conhecida por reduzir a constipação e a halitose.

Por todos estes aspectos: efeito saciante, absorção parcial do colesterol no intestino e sua ação laxante; E embora o azeite virgem tenha as mesmas calorias que qualquer outra gordura (9 quilocalorias por grama), é a gordura mais recomendada para quem quer perder peso.

8. Prevenção da artrite

O uso do azeite pode ajudar a reduzir a dor nas articulações e o inchaço da artrite reumatóide . Esses efeitos são ampliados quando combinados com a ingestão de peixes ricos em ômega

A artrite reumatóide é uma doença que causa juntas deformadas e doloridas. Embora as causas não sejam conhecidas, acredita-se que ocorra devido a um sistema imunológico deficiente, no qual os anticorpos atacam as células saudáveis ​​por engano.

Estudos mostram que o óleo virgem extra reduz a inflamação e o estresse oxidativo em indivíduos com essa condição.

9. Melhora as funções cognitivas

Os polifenóis são compostos bioativos que atuam como antioxidantes e antiinflamatórios , e estudos têm demonstrado que promovem o nascimento de novos neurônios. O azeite de oliva, entre muitos outros nutrientes, contém polifenóis.

Além disso, as pessoas que consomem mais gordura têm melhor memória, e aquelas que consomem gorduras monoinsaturadas desfrutam de melhores funções cognitivas, funções metabólicas e maior desenvolvimento do cérebro.

As gorduras também promovem a formação de membranas celulares e tecido cerebral.

10. Previne diabetes tipo 2

Foi demonstrado que dietas com consumo rico e regular de azeite juntamente com a ingestão de vegetais, frutas, legumes e cereais melhoram o controle da glicemia e aumentam a sensibilidade à insulina. Esses efeitos foram observados tanto no diabetes tipo I quanto no tipo 2.

Isto foi confirmado por um estudo publicado no Diabetes Journal que incluiu 418 indivíduos. De acordo com os resultados, o grupo que consumiu a dieta mediterrânica com azeite reduziu o risco de desenvolver diabetes tipo II em mais de 40%.

11. Melhora a saúde da pele

O azeite extra virgem contém agentes antienvelhecimento e nutrientes que combatem a osteoporose e os danos à pele. Acrescenta uma camada protetora à pele, tanto no consumo quanto na aplicação.

O óleo também é o melhor hidratante para a pele. Pelas suas múltiplas propriedades, as marcas de dermocosméticos procuram aproveitar todas as suas propriedades. Obtemos assim um creme de rápida absorção, que mantém os níveis de hidratação da pele e previne o envelhecimento precoce. Suaviza a pele e proporciona hidratação.

O uso do azeite de oliva extra virgem ajuda a conter agentes anti-envelhecimento e nutrientes que combatem a osteoporose e os danos à pele. Aparentemente, o azeite adiciona uma camada protetora à pele, tanto por consumo quanto por aplicação.

12. Previne contra o câncer

O azeite extra virgem previne o câncer. Os antioxidantes encontrados neste tipo de óleo ajudam a reduzir os danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres, que se acredita serem uma das principais fontes de câncer. Por exemplo, o estudo Predimed revelou que podem ajudar a reduzir o risco de cancro da mama em 68%.

Como disse no primeiro ponto, o uso do azeite previne o câncer. Os antioxidantes encontrados neste tipo de óleo ajudam a reduzir o dano oxidativo causado pelos radicais livres, que se acredita ser uma das principais fontes de câncer.

13. Ajuda a perder peso

Comer gorduras saudáveis ​​pode ser benéfico na hora de queimar calorias, pois acelera o metabolismo. Uma dieta rica em azeite extra virgem pode promover a perda e manutenção do peso. Na verdade, as dietas com baixo teor de gordura são menos eficazes do que aquelas que contêm gorduras saudáveis ​​para esse fim.

Numa revisão sistemática de 11 estudos randomizados controlados , constatou-se que seguir uma dieta enriquecida com azeite por pelo menos 12 semanas reduziria mais o peso do que seguir uma dieta controle sem este ingrediente.

Comer gorduras saudáveis ​​pode ser benéfico quando se trata de queimar calorias, pois acelera o metabolismo . Além disso, especialistas no assunto, como Leandro Ravetti, afirmam que “uma dieta rica em azeite de oliva extra virgem pode promover a perda de peso e sua manutenção. Na verdade, as dietas com baixo teor de gordura são menos eficazes do que as que contêm gorduras saudáveis ​​para esse fim. ”

Vantagens do consumo do azeite de oliva

Você pode aproveitar melhor os benefícios nutricionais ao fazer consumo do azeite de oliva ao adquirir o produto. O azeite de oliva extra virgem retém alguns dos antioxidantes e compostos bioativos das azeitonas. Por isso, é considerado mais saudável que o azeite de oliva mais refinado.

Mesmo assim, há muita fraude no mercado do azeite, pois muitos óleos que lêem “extra virgem” no rótulo foram diluídos com outros óleos refinados.

Portanto, examine os rótulos com cuidado para garantir que está obtendo azeite de oliva extra virgem real. É sempre uma boa ideia ler as listas de ingredientes e verificar se há certificação de qualidade.

No final do dia, um azeite de oliva extra virgem de qualidade é incrivelmente saudável. Devido aos seus poderosos antioxidantes, ele beneficia seu coração, cérebro, articulações e muito mais. Na verdade, pode ser a gordura mais saudável do planeta.

Para ter certeza de que está escolhendo um azeite de alta qualidade, procure um que tenha sido testado quanto à pureza e qualidade e que atenda aos padrões estabelecidos pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) . Os azeites produzidos internacionalmente que atendam a esses padrões terão o selo do COI, enquanto os azeites norte-americanos que atendam a esses padrões terão o selo da North American Olive Oil Association . O azeite produzido na Califórnia pode ser certificado pelo California Olive Oil Council .

Veja Também:

Benefícios do capim-limão para a gripe


Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.