O que você come e bebe pode afetar a saúde da sua pele. O consumo de alguns alimentos podem deixar a sua pele mais jovem e brilhante.
Estudos mostram que dietas repletas de vegetais, frutas, nozes e feijões podem ser benéficas para a pele e podem melhorar a hidratação, a elasticidade e o aparecimento de rugas.
Embora não exista um superalimento específico para a saúde da pele, uma dieta geral equilibrada pode fazer a diferença.
Muitos alimentos contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde da pele.
Alimentos à base de plantas, como vegetais, frutas, nozes, sementes e feijões, são especialmente ricos em nutrientes para a pele, e estudos mostram que eles podem realmente ajudar a melhorar a elasticidade e a hidratação da pele. Eles podem até ajudar a reduzir o aparecimento de rugas.
Não existe um superalimento específico para a saúde da pele. Em vez disso, é o seu padrão alimentar geral que importa.
Desfrutar de uma dieta baseada principalmente em vegetais, juntamente com comer peixes oleosos com moderação, é a melhor maneira de manter uma pele saudável.
Você não pode interromper o processo de envelhecimento, mas pode controlar como fazê-lo. A boa notícia é que, se você se comprometer a se alimentar de maneira mais saudável, poderá ajudar a dar um impulso à sua pele.
Alguns nutrientes em alimentos à base de plantas – como vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e polifenóis – funcionam como antioxidantes . Esses antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação, promovem o suporte estrutural da pele e defendem contra a oxidação . E são abundantes em vegetais, frutas, feijões, café e chá.
Nozes, sementes e peixes oleosos contêm gorduras poliinsaturadas , que são ingredientes essenciais para ter uma pele saudável. Essas gorduras, que incluem os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, podem diminuir a inflamação e, por sua vez, ajudar em problemas de pele como dermatite atópica, psoríase e acne.
Um estudo mostrou que uma dieta rica em alimentos à base de plantas foi associada à redução de rugas faciais, enquanto uma dieta repleta de carne vermelha e salgadinhos foi associada a mais rugas faciais. Isso significa que é aconselhável desfrutar de mais alimentos à base de plantas e menos alimentos ultraprocessados.
Existem muitos alimentos que auxiliam na saúde da pele e podem ser incorporados a um plano alimentar equilibrado. Aqui estão nossos nove principais alimentos (e bebidas) favoritos para uma pele brilhante.
Você não pode evitar o envelhecimento, mas pode controlar o processo de envelhecimento da sua pele. Você pode estar se perguntando quais alimentos são bons para a sua pele para mantê-la mais firme e com aparência mais jovem. A boa notícia é que, se você se comprometer a se alimentar de forma mais saudável, poderá ajudar a manter sua pele jovem. Veja os 10 alimentos para consumo para obter uma pele mais jovem:
Peixes gordurosos como salmão, cavala e arenque são ótimos alimentos para consumo para se obter uma pele mais jovem e saudável. Eles são uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3, que são importantes para manter a saúde da pele. Os ácidos graxos ômega-3 são necessários para ajudar a manter a pele espessa, macia e hidratada.
Na verdade, uma deficiência em ácidos graxos ômega-3 pode causar pele seca. As gorduras ômega-3 nos peixes ajudam a reduzir a inflamação, que causa vermelhidão e acne. Eles podem até tornar nossa pele menos sensível aos raios UV nocivos do sol.
Algumas pesquisas mostram que os suplementos de óleo de peixe podem ajudar a combater condições inflamatórias e autoimunes que afetam nossa pele, como psoríase e lúpus eritematoso.
Os abacates também estão entre os melhores alimentos para consumo para se obter uma pele mais jovem. Afinal, o abacate é um vegetal rico em gorduras saudáveis. Essas gorduras são benéficas para muitas funções no corpo, incluindo a saúde da pele. A ingestão suficiente dessas gorduras é essencial para ajudar a manter a elasticidade da pele e, ao mesmo tempo, mantê-la hidratada.
Um estudo envolvendo mais de 700 mulheres descobriu que uma alta ingestão de gorduras – especialmente as gorduras saudáveis encontradas nos abacates – estava associada à elasticidade e juventude da pele.
Evidências científicas também mostram que o abacate com mel e aveia contêm compostos que podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol. Os efeitos nocivos dos raios UV do sol na pele podem causar rugas e outros sinais de envelhecimento.
As nozes têm muitas características que as tornam um ótimo alimento para uma pele saudável. Eles são uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, que são gorduras que nosso corpo não consegue sintetizar por conta própria.
As nozes também são mais ricas do que a maioria das outras nozes em termos de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, o consumo desses alimentos ajudam a reduzir a inflamação e retardar o envelhecimento da pele. Além disso, as nozes contêm outros nutrientes de que sua pele precisa para funcionar adequadamente e se manter saudável.
No geral, as nozes são uma ótima fonte de nutrientes enquanto promovem a saúde da pele. O consumo do óleo de girassol são excelentes para retardar o envelhecimento da pele. Cerca de 28 gramas de sementes de girassol contêm 49% da necessidade diária recomendada de vitamina E, 41% de selênio, 14% de zinco e 5,5 gramas de proteína.
O beta-caroteno é um nutriente encontrado nas plantas. Ele funciona como provitamina A, o que significa que pode ser convertido em vitamina A no corpo. O beta-caroteno é encontrado em laranjas e vegetais como cenoura, espinafre e especialmente batata-doce. Os carotenóides, como o beta-caroteno da batata-doce, ajudam a manter a pele saudável, agindo como um protetor solar natural.
Quando consumido, esse tipo de antioxidante é entregue diretamente à pele e ajuda a proteger as células da pele do sol. Isso pode ajudar a prevenir queimaduras solares, bronzeamento e ressecamento. Curiosamente, a quantidade de beta-caroteno no corpo também pode contribuir para um tom de pele saudável.
Assim como a batata-doce, o pimentão é uma excelente fonte de beta-caroteno, que o corpo pode usar para converter em vitamina A. Em média, cada 150 gramas de pimentão vermelho picado contém cerca de 156% da quantidade recomendada. recomendação diária do corpo para a vitamina A
Eles também são uma das melhores fontes de vitamina C. Essa vitamina é necessária para produzir proteína de colágeno, que mantém a pele firme e saudável.
Um estudo observacional em larga escala mostrou que as mulheres que comiam regularmente pimentão foram capazes de retardar o processo de envelhecimento da pele e reduzir o escurecimento e a pele seca mais do que as mulheres que não comiam regularmente a fruta. esse.
O brócolis contém muitas vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, incluindo zinco, vitamina A e vitamina C. O brócolis também contém luteína, um carotenóide que age como o beta-caroteno. A luteína ajuda a proteger a pele dos danos oxidativos, que podem fazer com que a pele fique seca e enrugada.
Além disso, o brócolis também contém um composto especial chamado sulforafano, que pode oferecer alguns benefícios potenciais impressionantes. Pode até ter efeitos anticancerígenos, incluindo alguns tipos de câncer de pele. O sulforafano também é um poderoso protetor contra danos causados pelo sol. Atua de duas formas: neutralizando os radicais livres nocivos e ativando outros sistemas de defesa do nosso organismo.
Em testes de laboratório, o sulforafano foi capaz de reduzir em 29% o número de células da pele danificadas pelos raios UV, com proteção que dura até 48 horas. Mais evidências também sugerem que o sulforafano também pode ajudar a manter os níveis de colágeno em nossa pele.
Os tomates também são uma das grandes fontes de vitamina C e contêm todos os principais carotenóides, incluindo o licopeno. Beta-caroteno, luteína e licopeno demonstraram proteger contra danos causados pelo sol. Eles também podem ajudar a prevenir o aparecimento de rugas.
Como os tomates são ricos em carotenóides, eles são um ótimo alimento para manter a pele saudável. Combinar alimentos ricos em carotenóides, como tomates, com uma fonte de gordura, como queijo ou azeite, pode ser uma escolha ideal porque a gordura pode aumentar a capacidade do corpo de absorver carotenóides. corpo.
A soja contém isoflavonas, um tipo de composto vegetal que pode imitar a ação do hormônio estrogênio no organismo. As isoflavonas podem beneficiar várias partes do corpo, incluindo a pele. Um pequeno estudo envolvendo mulheres de meia-idade descobriu que a suplementação com isoflavonas de soja diariamente por 8 a 12 semanas reduziu a aparência de linhas finas e rugas e melhorou a elasticidade da pele.
Em mulheres na pós-menopausa, a soja também pode melhorar o ressecamento da pele e aumentar a produção de colágeno, o que ajuda a manter a pele macia e forte.
Essas isoflavonas não apenas ajudam a proteger as células dentro do corpo contra danos, mas também podem prevenir a exposição da pele aos raios UV, que é um dos fatores de risco para o câncer de pele.
O efeito do chocolate amargo na pele é muito impressionante. Em um estudo recente, após 6 a 12 semanas de consumo diário de chocolate em pó com alto teor de antioxidantes, os participantes do estudo tinham uma pele mais espessa e hidratada. Sua pele também é menos áspera, menos sensível a queimaduras solares e tem melhor circulação sanguínea – trazendo mais nutrientes para a pele.
Outro estudo descobriu que comer 20 gramas de chocolate amargo com alto teor de antioxidantes por dia pode permitir que a pele resista ao dobro da radiação UV antes de queimar, em comparação com comer menos chocolate. Antioxidantes. Vários outros estudos mostraram resultados semelhantes, inclusive melhorando a aparência das rugas.
Veja Também:
14 benefícios do azeite e alho para a saúde
O consumo do inhame pode trazer benefícios incríveis para a saúde. Auxiliam na saúde do… Mais informação
O consumo do azeite pode trazer benefícios incríveis para a saúde do corpo e da… Mais informação
Benefícios consumo do capim-limão para a gripe. Durante a época das alterações climáticas, esta bebida irá… Mais informação
O consumo da hortelã ajuda emagrecer, melhora o metabolismo, perda de peso mais rápida. O… Mais informação
Este chá natural ajuda a perder peso e a combater o inchaço do estômago devido… Mais informação
O consumo da hortelã pode ajudar dormir melhor. Os óleos essenciais do chá de hortelã-pimenta… Mais informação