Saude e bem-estar Disantos
Consumo da romã pode controlar a pressão arterial
O consumo da romã pode controlar a hipertensão, reduzir o colesterol e prevenir ataques cardíacos? Pequenos estudos parecem sugerir que beber suco de romã pode reduzir o colesterol, mas no geral as evidências são contraditórias. Acredita-se que o suco de romã possa bloquear ou retardar o acúmulo de colesterol nas artérias de pessoas com maior risco de doenças cardíacas.
Afinal, a romã é um alimento rico em nutrientes com compostos que promovem a saúde do coração. Estudos pré-clínicos e clínicos mostram que a romã pode melhorar o fluxo sanguíneo, reduzir coágulos sanguíneos arteriais, e diminuir modestamente o colesterol, os triglicerídeos e a pressão arterial.
Mais notavelmente, foi demonstrado que a romã ajuda a prevenir e até reverter alguns dos danos aos vasos sanguíneos que podem levar a ataques cardíacos e derrames.
Um estudo clínico em pacientes com aterosclerose descobriu que o consumo de romã diminuiu substancialmente a espessura das placas da artéria carótida.
Consumo da romã pode controlar a hipertensão
Como o consumo da romã pode controlar a hipertensão? Alguns estudos sugerem que o suco de romã pode melhorar a saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol e triglicerídeos. Mas afinal, eles funcionam mesmo?
Dois estudos descobriram que a romã reduziu significativamente a pressão arterial sistólica no grupo da romã em comparação com o grupo controle. Um estudo posterior, no entanto, não descobriu que houvesse diferença entre os dois grupos. Cinco estudos não forneceram informações estatísticas suficientes para determinar o efeito da romã na pressão arterial sistólica em comparação com um manequim.
Assim, a evidência do benefício do consumo de romã na pressão arterial é incerta. Apesar disso, os amantes da romã podem citar que o consumo da fruta é considerado parte de uma dieta saudável e ativamente promovido para todos . Quaisquer benefícios sobre a pressão arterial seriam considerados um bônus adicional.
Beber suco de romã diariamente pode tratar a hipertensão e regular a pressão arterial
O consumo do suco de romã pode controlar a hipertensão, diminuindo os níveis de pressão arterial e o risco de hipertensão. Continue lendo para saber como o suco de romã beneficia a saúde do coração.
Você está sofrendo de pressão alta ou problema de hipertensão? Ou você conhece alguém que está lidando com esse problema de saúde ultimamente?
Então este artigo é uma leitura obrigatória. Veja como o consumo da romã pode controlar a hipertensão: Portanto, você só precisa adicionar suco de romã ao seu plano de dieta para se livrar do problema de hipertensão com a maior facilidade. Além disso, como este suco de fruta é natural, não há risco de efeitos colaterais com o seu consumo! Role para baixo para ler o artigo completo.
PA elevada ou hipertensão é uma condição de saúde em que o fluxo sanguíneo é relativamente maior do que o normal.
Hipertensão e suco de romã
Pode não fazer sentido para muitas pessoas, mas o suco de romã pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial e combater a hipertensão. Até porque, as sementes de romã são minúsculas, mas ricas em vitaminas, minerais e fibras.
Portanto, descascar esta fruta e extrair as sementes é uma tarefa, mas se fazê-lo pode trazer-lhe múltiplos benefícios, porque não! Faça suco de romã e beba para aproveitar ao máximo os benefícios.
Além disso, o suco de romã é a melhor alternativa às bebidas com cafeína e gaseificadas, se consumido fresco! Afinal, os sucos embalados contêm adição de açúcar e conservantes que não são realmente seguros para a saúde. Sempre consuma suco de romã feito na hora se quiser colher benefícios reais.
Por isso, pacientes com pressão alta são obrigados a consumir alimentos ricos em potássio e fibras, pois o potássio normaliza os efeitos negativos do sódio no corpo. 100 gramas de romã contêm cerca de 236 mg de potássio, necessário para manter a saúde do coração.
Diz-se que a romã controla o funcionamento dos vasos sanguíneos e os mantém flexíveis. Além disso, o composto polifenol da romã mantém intacta a elasticidade das artérias, o que regula ainda mais a pressão arterial e previne o risco de acidente vascular cerebral e outras doenças cardiovasculares. Como também ajuda a inibir o acúmulo de colesterol ruim (LDL) no corpo, que afeta as paredes das artérias.
Beber suco de romã pode diminuir o risco de doenças cardíacas
A romã é uma fruta com alto poder antioxidante, rica em vitaminas e que possui múltiplos benefícios medicinais. Entre eles, destaca-se a sua capacidade de reduzir o risco de ataques cardíacos, melhorar o fluxo sanguíneo para o coração e manter as artérias livres de depósitos de gordura.
Você sabia que o suco de romã contém quase três vezes mais antioxidantes que o chá verde ou o vinho tinto? Além disso, o suco de romã especialmente antioxidantes polifenóis que podem proporcionar diversos benefícios ao coração, como a redução da lipoproteína de baixa densidade (LDL), também chamada de colesterol ruim.
Com sua cor vermelha profunda, o suco de romã não é apenas bonito de se ver, mas também contém mais antioxidantes do que a maioria dos outros sucos de frutas. Meia xícara de romã contém 80 calorias, 16 gramas de carboidratos e três gramas de fibra. Romãs também são ricas em ácido fólico, potássio e vitamina K.
Como o suco de romã pode fortalecer o coração e diminuir o colesterol LDL
Suas propriedades de fortalecimento muscular fazem da romã um superalimento para a saúde do coração. Até porque, o suco de romã é uma boa fonte de potássio, um eletrólito importante para o funcionamento muscular saudável e a regulação da frequência cardíaca.
Contém taninos e antocianinas, que possuem propriedades antiaterogênicas e retardam a oxidação da lipoproteína de baixa densidade ou LDL, o colesterol ruim, prevenindo a aterosclerose e doenças cardiovasculares. As romãs aumentam a atividade da Paraoxonase 1 associada ao HDL (lipoproteína de alta densidade), que decompõe os lipídios oxidados prejudiciais nas lipoproteínas.
O suco de romã pode melhorar a relação HDL-LDL
A melhor parte é que a fruta pode bloquear os triglicerídeos que aumentam o risco de doenças cardíacas. Ao atacá-los antes que possam ser depositados no corpo, a romã afasta os bloqueios e até evita a gordura da barriga.
Um estudo realizado em 51 pessoas com colesterol e triglicerídeos elevados demonstrou que o óleo de semente de romã diário durante quatro semanas reduziu significativamente os triglicerídeos e melhorou a relação HDL-LDL. Seu conteúdo de potássio e magnésio auxilia na redução da hipertensão e da pressão arterial (PA).
Colesterol alto: Suco de romã pode reduzir espessura da placa em 30%
Conhecida como fruta anticolesterol e contém diversas substâncias fotoquímicas que permitem o bom funcionamento do organismo, incluindo polifenóis, taninos, catequinas, antocianinas, ácido elágico, ácido pantotênico e flavonóides, potássio, fibras e vitaminas C e B5.
Em alguns estudos, descobriu-se que certas pessoas com problemas graves de bloqueios nas artérias receberam suco de romã diariamente durante um ano e notaram uma redução de 30% na placa aterosclerótica. Em comparação com aqueles que não têm.
O suco de romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial, aumentando o óxido nítrico e protegendo assim o coração e as artérias. Em uma revisão de artigos foi constatado que o suco de romã reduz o estresse oxidativo e a aterosclerose, ou a formação de placas nas artérias, além de melhorar os níveis de colesterol.
Além disso, o suco de romã pode reduzir a aterosclerose em 25% dos casos. A aterosclerose afeta grandes artérias, enquanto a arteriosclerose afeta pequenas artérias.
Um estudo mostrou que a romã pode prevenir e até reverter a principal causa de morte cardíaca. É o espessamento progressivo das artérias coronárias devido ao acúmulo de depósitos de gordura, conhecido como aterosclerose.
Em primeiro lugar, a aterosclerose pode ser causada por hipertensão, stress oxidativo e colesterol. A romã combate diretamente essas três doenças. O estudo confirma que o suco de romã possui propriedades antioxidantes, anti-hipertensivas e antiateroscleróticas.
O consumo da romã controla a pressão arterial e reduz risco de doença cardiovascular
Como as romãs poderiam reduzir a pressão arterial? Acredita-se que as romãs reduzem a pressão arterial através da redução dos níveis da enzima de conversão da angiotensina (ECA) . A ECA é uma proteína que desempenha um papel importante no controle da pressão arterial através do controle do tamanho dos vasos sanguíneos no corpo.
Conhecida como fruta anticolesterol e contém diversas substâncias fotoquímicas que permitem o bom funcionamento do organismo, incluindo polifenóis, taninos, catequinas, antocianinas, ácido elágico, ácido pantotênico e flavonóides, potássio, fibras e vitaminas C e B5.
Consumir suco de romã para diminuir o colesterol traz vários benefícios para o corpo. Estudos mostram que o extrato de romã pode funcionar como antiinflamatório, sem aditivos químicos, mesmo em inflamações crônicas. A romã é utilizada em casos de artrite, melhora da pressão arterial, distúrbios estomacais, anemia, diabetes, câncer e até atendimento odontológico.
No caso de distúrbios estomacais ou diarreia, utiliza-se a casca, a casca e as folhas da romã. O suco de romã é usado para tratar problemas como cólera e disenteria.
A romã é uma fruta muito benéfica para baixar o colesterol e limpar as artérias, além de podermos desfrutar do seu rico sabor.
O consumo da romã restaura a função dos vasos sanguíneos
Um importante indicador de disfunção endotelial é a capacidade prejudicada dos vasos sanguíneos de se dilatarem (alargar) quando necessário.
A romã e seus extratos melhoram a capacidade do endotélio de promover relaxamento e dilatação arterial.
O óxido nítrico é um dos principais vasodilatadores do corpo , o que significa que induz a dilatação das artérias.
Na disfunção endotelial, a produção de óxido nítrico diminui. Evidências pré-clínicas mostram que a romã pode aumentar a produção de óxido nítrico e melhorar a dilatação arterial.
Prevenção de coágulos sanguíneos
Coágulo sanguíneo anormal devido ao aumento do risco. A disfunção endotelial e a aterosclerose aumentam o risco de coágulos sanguíneos anormais .
A maioria dos ataques cardíacos e derrames são causados pela formação de coágulos no interior das artérias doentes, o que reduz o fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro.
Alguns dos mesmos compostos contidos na romã que beneficiam a saúde arterial também influenciam a função das plaquetas , as minúsculas células do sangue que formam coágulos.
O tromboxano A2, que é reduzido pela romã, ativa as plaquetas e causa sua agregação.
Em estudos com animais, a romã reduziu a coagulação associada às plaquetas e outros fatores, mesmo quando exposta a estímulos que normalmente causariam a sua agregação.
Receita do suco de romã
ingredientes:
1 romã
300 ml de água
Açúcar ou adoçante a gosto
Gelo a gosto
Modo de preparo:
Corte a romã ao meio e retire todas as sementes.
Transfira elas para um liquidificador, adicione o restante dos ingredientes e bata até misturar.
Agora é só servir.
Vantagens de consumir romã
O consumo da romã, além ajudar a controlar a hipertensão, como fruta, comer uma romã parece muito desafiador. Seu exterior rígido parece difícil de quebrar e, em seguida, isolar as sementes semelhantes a cristais vermelho-rubi pode parecer um pouco tedioso. Mas contém tantos nutrientes, antioxidantes e flavonóides em particular, que é nada menos que um superalimento e atua em vários males do corpo. É o seu “remédio alimentar” preferido e deve ser usado como tal.
A romã tem tantas propriedades que é boa para reviver o corpo de todos os tipos de doenças e até mesmo para manter o estilo de vida. É amigo da saúde do coração e do cérebro, é bom para diabéticos , é rico em vitaminas A e C e rico em antioxidantes. Na verdade, é uma boa fruta para lanche e pode matar as dores da fome. Coma uma fruta inteira cheia de fibras, mastigue as sementes e engula para obter o máximo de benefícios.
Quais são os efeitos colaterais do suco de romã?
O suco de romã consumido em quantidades moderadas é provavelmente seguro para a maioria das pessoas. Mas certas pessoas devem ter cautela.
É possível ser alérgico à romã, o que pode causar:
Coceira
Inchaço
Nariz escorrendo
Dificuldade ao respirar
Anafilaxia (uma reação com risco de vida)
Se você tem síndrome de alergia oral, pode ser sensível à romã. 21 Esta condição envolve alergia ao pólen de bétula e a muitas frutas.
Algumas pessoas apresentam efeitos colaterais digestivos causados pela romã, como diarréia, que é o mais comum. A raiz, o caule e a casca da romã contêm substâncias que podem ser prejudiciais em grandes quantidades. 12
O suco de romã também pode interagir negativamente com alguns medicamentos.
Veja Também:
Consumo da cúrcuma pode aliviar a dor
Descubra mais sobre Saúde News Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Seja o primeiro a comentar!