O consumo da chicória não aumenta a pressão arterial, pelo contrário, apresenta muitos benefícios relacionados ao sistema cardiovascular, como redução dos níveis de colesterol, redução dos riscos de hipertensão, prevenir o infarto e acidente vascular cerebral.
A maneira mais eficaz de usar ervas de chicória é servir como um redutor do colesterol ruim, que por sua vez reduz a pressão arterial, o que é um benefício adicional para a saúde cardiovascular.
A chicória é famosa por seu uso no lugar do café e tem sido estudada para diversas aplicações. Foi relatado que o extrato de chicória torrado contém frutanos semelhantes à insulina que podem ajudar a melhorar os movimentos intestinais e retardar ou prevenir o início precoce do diabetes.
Além disso, é relatado que a chicória pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial (isto pode ser devido às suas propriedades antioxidantes contra os radicais livres). Estudos sugerem que a chicória pode, portanto, ter um efeito protetor contra a hipertensão.
Chicória , mais precisamente raiz de chicória ( Cichorium intybus ), cresce em todos os Estados Unidos e é cultivada em áreas mediterrâneas na Europa. A raiz de chicória pode ser “forçada”, o que significa que raízes maduras são movidas para um lugar quente, escuro e úmido para acelerar o crescimento e depois torrar e moer a raiz para ser usada como um substituto do café. (Quando moída e preparada, ela parece e tem gosto de café, mas não tem cafeína, é mais barata e não contém óleos voláteis.)
As folhas da erva florida às vezes são polvilhadas em saladas para dar um toque de amargor, mas não devem ser confundidas com a escarola belga ou a radicchio, que são tipos de chicória para salada da mesma família.
O consumo da chicória pode ajudar na prevenção de doenças relacionadas ao coração. Além de vitaminas, minerais e fibras, a raiz de chicória tem muitos antioxidantes. Eles podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo para prevenir lesão celular radical. Infelizmente, a lesão celular radical induz múltiplas doenças inflamatórias, cardíacas e infecções.
Estudos mostram que os antioxidantes da chicória têm flavonoides e curcumina. Além disso, pode ajudar na desintoxicação. O fígado é um órgão desintoxicante, e a chicória ajuda a manter a saúde do fígado e protege contra doenças hepáticas.
Consumo da chicória pode prevenir o infarto. Você pode beber várias xícaras de chicória sem medo de ver suas horas de sono reduzidas. Não contém teína nem cafeína.
A ingestão regular de fibras de raiz de chicória nas doses recomendadas pode ajudar a reduzir o colesterol alto. As fibras alimentares e a inulina na raiz de chicória limitam o colesterol ruim ou lipoproteínas LDL e o colesterol dos alimentos. Portanto, reduz os níveis altos de colesterol no sangue. Níveis elevados de colesterol podem causar doenças cardíacas. Portanto, as raízes de chicória ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
A raiz de chicória também contém vários micronutrientes, incluindo potássio. Esses minerais e nutrientes ajudam a manter um ritmo cardíaco estável. Também ajuda os músculos a se recuperarem de treinos intensos. Por esse motivo, é um ingrediente em bebidas saudáveis.
O potássio também ajuda a equilibrar os níveis de sódio no seu corpo. Além disso, as fibras alimentares e a inulina na chicória limitam a absorção do colesterol ruim ou dos alimentos. Portanto, previne o acúmulo de depósitos de gordura ao longo das artérias. Portanto, isso pode prevenir quaisquer riscos de doenças arteriais ou cardiovasculares.
Consumir chicória ajuda a manter uma boa saúde cardiovascular: Pode prevenir a formação de coágulos e melhorar a circulação sanguínea.
O consumo da chicória reduz os níveis de colesterol no sangue e, desta forma, evita a formação de placas nas artérias. Por outro lado, mantém os níveis de pressão arterial dentro da normalidade, evitando lesões vasculares que causam ataques cardíacos e derrames.
A inulina na raiz de chicória não só apoia a saúde digestiva, mas também tem benefícios potenciais para a saúde do coração. Ela tem sido associada ao suporte do metabolismo lipídico, ajudando assim a controlar os níveis de colesterol.
Graças à fibra de inulina presente na raiz da chicória, o consumo desta bebida ajuda a reduzir o mau colesterol LDL plasmático e os triglicerídeos, o que resulta em melhor saúde cardiovascular.
Muitas vezes, a mudança na pressão arterial pode levar a uma deterioração no bem-estar de uma pessoa. Afeta esse indicador e a chicória.
O fato de que esta planta tem uma gama completa de propriedades úteis, as pessoas sabem há muito tempo. Bebidas feitas desta planta são muito saudáveis e populares entre as pessoas. Tal amor pela planta influenciou o fato de que os criadores trouxeram várias novas espécies cultivadas. Atualmente, existem oito variedades cultivadas desta planta. É comumente acreditado que a chicória só pode ser usada para fazer bebidas, mas isso não é verdade.
Os produtos químicos presentes na chicória são aliados do sistema circulatório, auxiliando na prevenção de ataques cardíacos, hipertensão e derrames.
Além disso, tem a capacidade de reduzir o nível de colesterol no sangue , mantendo assim as artérias saudáveis. Além disso, foi demonstrado que ajuda o fígado a desempenhar melhor suas funções de filtragem do sangue.
Ingredientes:
Raiz de chicória torrada e moída – 1 colher de sopa
Água-2 xícaras
Mel orgânico cru/açúcar mascavo – 1 colher de chá
Instruções:
Ferva água em uma panela
Deixe ferver até engrossar
Adicione chicória à água
Cozinhe por mais 2 minutos
Deixe a raiz de chicória em infusão por mais de 1-2 minutos
Passe por uma peneira
Adicione mel orgânico cru/açúcar mascavo e misture bem
Servir quente
Possíveis efeitos colaterais
A raiz de chicória tem alto teor de fibras. Você pode ter que introduzi-la em sua rotina apenas gradualmente. Quando você a come em grandes quantidades, você pode sentir refluxo gástrico, inchaço ou dor abdominal. Comece com uma pequena quantidade. Aumente gradualmente na dose recomendada, dependendo de como seu corpo responde.
Aqui estão alguns possíveis efeitos colaterais de comer uma quantidade excessiva de uma dieta rica em fibras:
Dor abdominal
Flatulência
Inchaço
Diarréia
Náuseas vômitos
Precauções
A raiz de chicória é frequentemente usada como um suplemento de fibras e é segura para consumo. No entanto, há certas condições de saúde e distúrbios em que a chicória pode ser insegura para alguns indivíduos. Portanto, tome as precauções necessárias antes de incluir a chicória em sua dieta.
Veja Também:
O consumo do inhame pode trazer benefícios incríveis para a saúde. Auxiliam na saúde do… Mais informação
O consumo do azeite pode trazer benefícios incríveis para a saúde do corpo e da… Mais informação
Benefícios consumo do capim-limão para a gripe. Durante a época das alterações climáticas, esta bebida irá… Mais informação
O consumo da hortelã ajuda emagrecer, melhora o metabolismo, perda de peso mais rápida. O… Mais informação
Este chá natural ajuda a perder peso e a combater o inchaço do estômago devido… Mais informação
O consumo da hortelã pode ajudar dormir melhor. Os óleos essenciais do chá de hortelã-pimenta… Mais informação