Alimentacao Disantos

10 poderosos benefícios do tomate com azeite

10 poderosos benefícios do tomate com azeite

Comer tomate com azeite pode ser uma das melhores práticas de saúde que você e sua família poderiam adotar. Um estudo sugere que o consumo de tomate e azeite traz benefícios surpreendentes à saúde. Ambos os ingredientes são componentes importantes da dieta mediterrânica, elogiada em todo o mundo pelos seus benefícios para a saúde.

Os tomates são amplamente utilizados na culinária indiana, mas o azeite ainda não chegou às massas. Por não ser uma variedade indígena de azeite como o óleo de coco ou o óleo de til, muitas famílias tradicionais olham para o azeite com desconfiança.

Além disso, muitos acreditam que o sabor e o ponto de fumaça do azeite não são adequados para a culinária indiana. Mas a descoberta dos benefícios do óleo para a saúde em combinação com o tomate pode mudar a percepção do público.

benefícios do consumo do tomate no azeite

Uma dose diária de azeite virgem extra combinada com licopeno de tomate pode melhorar a vida sexual masculino. Pesquisas recentes também mostraram que o efeito antioxidante do licopeno encontrado no tomate desempenhava um papel protetor em relação ao câncer de próstata, um dos cânceres mais comuns em homens.

Ambos os ingredientes são componentes importantes da dieta mediterrânica, elogiada em todo o mundo pelos seus benefícios para a saúde. Os tomates são amplamente utilizados na culinária indiana, mas o azeite ainda não chegou às massas. Por não ser uma variedade indígena de azeite como o óleo de coco ou o óleo de til, muitas famílias tradicionais olham para o azeite com desconfiança. Além disso, muitos acreditam que o sabor e o ponto de fumaça do azeite não são adequados para a culinária indiana. Mas a descoberta dos benefícios do óleo para a saúde em combinação com o tomate pode mudar a percepção do público.

O que é o tomate?

O tomate é um alimento tão conhecido e saboreado por quase todo mundo. Assim. botanicamente, uma fruta é um ovário de flor amadurecido e contém sementes. Dessa forma, tomates, ameixas, abobrinhas e melões são frutas comestíveis, mas coisas como “helicópteros” de bordo e folhas de dente-de-leão flutuantes também são frutas.

Por alguma razão, as pessoas ficaram obcecadas com tomates, mas a questão “frutas ou vegetais” também pode funcionar para qualquer vegetal com sementes.

O que é o azeite?

O azeite é uma gordura líquida obtida a partir de azeitonas (fruto da Olea europaea ; família Oleaceae ), uma cultura tradicional da Bacia do Mediterrâneo. produzida pela prensagem de azeitonas inteiras e extração do azeite.

Existem muitos tipos de azeite que diferem na sua composição. No entanto, recomendamos extrair EVOO (azeite virgem extra) da mais alta qualidade e, claro, apenas por meios mecânicos.

Vantagens do consumo do tomate e azeite

Você pode obter benefícios incríveis através do consumo do tomate e azeite. Afinal, não é novidade que seguir uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas – muitas evidências apoiam a pesquisa. No entanto, uma meta-análise recente revelou que alimentos como o tomate e azeite podem ter um efeito especialmente forte na mitigação do risco de morrer de vários tipos de doenças cardíacas.

Em termos de sabor, os dois ingredientes são uma combinação perfeita no paraíso culinário. Tomates e azeite formam a base de muitos pratos italianos, como molhos para massas. Você pode fazer chutney de tomate ao estilo indiano, mas com azeite de oliva, ou pode simplesmente fazer um subzi de tomate à base de azeite.

Apenas certifique-se de cozinhar os tomates na gordura em vez de usar azeite como molho para salada com tomates crus. Veja a seguir, os benefícios do consumo do tomate e azeite, e o que eles poden representar para a saúde:

Benfícios do consumo do tomate

Os tomates são baixos em calorias e fornecem nutrientes importantes como vitamina C e potássio. Eles também são ricos em antioxidantes – um chamado licopeno, responsável pela cor característica do tomate, está associado a vários benefícios, como a redução do risco de doenças cardíacas e de certos tipos de câncer.

1. Fortalece o sistema imunológico

O licopeno é um antioxidante – ele combate moléculas chamadas radicais livres que podem danificar as células e afetar o sistema imunológico. Por causa disso, alimentos ricos em licopeno, como o tomate, podem diminuir a probabilidade de você ter câncer de pulmão, estômago ou próstata. Algumas pesquisas mostram que eles também podem ajudar a prevenir doenças no pâncreas, cólon, garganta, boca, mama e colo do útero.

2. Reduz o colesterol

O licopeno também pode ajudar a reduzir os níveis de LDL, ou colesterol “ruim”, bem como a pressão arterial. E isso pode diminuir suas chances de doenças cardíacas. Outros nutrientes do tomate, como as vitaminas B e E e os antioxidantes chamados flavonóides, também podem melhorar a saúde do coração.

3. Benéfico para os olhos

Os tomates contêm substâncias chamadas luteína e zeaxantina que podem ajudar a proteger os olhos da luz azul emitida por dispositivos digitais como smartphones e computadores. Eles também podem ajudar a evitar o cansaço dos olhos e aliviar as dores de cabeça causadas pela fadiga ocular. E algumas pesquisas mostram que eles podem até diminuir a probabilidade de você ter uma forma mais grave da principal causa de cegueira nos EUA: a degeneração macular relacionada à idade.

4. Favorece a saúde pulmonar

Alguns estudos mostram que o tomate pode ser útil para pessoas que têm asma e pode ajudar a prevenir o enfisema, uma condição que danifica lentamente os sacos de ar nos pulmões. Isso pode ocorrer porque o licopeno, a luteína e a zeaxantina, entre outros antioxidantes, combatem as substâncias nocivas da fumaça do tabaco, que é a principal causa do enfisema. Os cientistas estão tentando aprender mais sobre esses efeitos.

5. Melhora a circulação

Colocar mais tomates em sua dieta pode diminuir a probabilidade de você ter um derrame, que ocorre quando o fluxo sanguíneo é interrompido para uma parte do cérebro. Estudos sugerem que eles podem aliviar a inflamação, estimular o sistema imunológico, diminuir os níveis de colesterol e impedir a coagulação do sangue. Todas essas coisas podem ajudar a prevenir derrames.

Bnefícios do consumo do azeite de oliva

O azeite virgem extra (EVOO) é um óleo não refinado feito a partir da primeira prensagem ‘virgem’ da fruta. Nenhum calor é utilizado no processo de extração, preservando compostos vegetais benéficos chamados polifenóis.

Considerado da mais alta qualidade, você pode esperar pagar mais pelo EVOO. Também tem um sabor mais forte e uma cor mais escura.

Os azeites normais ou leves são normalmente uma mistura de óleos prensados ​​a frio e refinados. Veja os principais benefícios do azeite para a saúde:

6. Rico em gordura monoinsaturada

Das diferentes gorduras que compõem o azeite, o tipo predominante são os ácidos graxos monoinsaturados ( MUFA ). Esta gordura é mais resistente às alterações prejudiciais que ocorrem quando o óleo é aquecido. Na verdade, acredita-se que o ácido oleico (o MUFA predominante encontrado no azeite) tenha 50 vezes menos probabilidade de oxidar (combinar-se com o oxigênio e criar substâncias nocivas chamadas radicais livres) do que o ácido linoléico, a principal gordura encontrada nos poli-insaturados (PUFA ) óleos vegetais como girassol e óleo de milho. Isto torna o azeite uma escolha mais saudável para fritar, grelhar ou assar.

7. Pode ter propriedades protetoras contra doenças crônicas

O azeite, e mais notavelmente o EVOO, são ricos em pelo menos 30 produtos químicos de defesa das plantas chamados polifenóis , um dos quais é chamado oleocanthal. O óleo também é uma fonte útil de nutrientes protetores, como a vitamina E. Acredita-se que esses compostos e nutrientes sejam benéficos na proteção contra doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e certos tipos de câncer. .

8. Possui propriedades antiinflamatórias úteis

Acredita-se que a inflamação seja uma das principais causas de alguns dos nossos problemas de saúde mais crónicos, incluindo a doença de Alzheimer e a diabetes tipo 2. Uma pesquisa que analisou o papel dos antioxidantes e seu efeito antiinflamatório , incluindo o ácido oleico encontrado no azeite, descobriu que eles desempenham um papel na redução da inflamação e no marcador da inflamação, conhecido como proteína C reativa (PCR). .

Digno de nota particular, o oleocanthal no azeite parece compartilhar a mesma atividade farmacológica do ibuprofeno e atua como um antiinflamatório natural . Curiosamente, esta propriedade útil tem sido associada a mudanças positivas em pessoas com artrite reumatóide. .

9. Pode ajudar a controlar a composição da gordura corporal

Estudos sugerem que consumir uma dieta rica em MUFA evita o acúmulo de gordura corporal central e melhora potencialmente a sensibilidade à insulina.

A gordura corporal central está fortemente associada a doenças relacionadas à obesidade, incluindo resistência à insulina e diabetes tipo 2.

10. Pode melhorar a saúde do coração

O azeite é um componente chave da dieta mediterrânica , juntamente com um elevado consumo de água, fruta, frutos secos, vegetais, cereais integrais e uma ingestão moderada de lacticínios, peixe, vinho tinto e menores quantidades de carne vermelha e alimentos processados. A pesquisa sugere que esse padrão de alimentação pode trazer benefícios para a saúde, incluindo a do coração . Acredita-se que o EVOO seja especialmente útil nesse sentido.

Licopeno com azeite e os benefícios do consumo do tomate e azeite

A jornada para aprender como nosso corpo funciona certamente durará a vida toda. Aprendemos continuamente sobre novas e convincentes ideias sobre como os alimentos, com a sua poderosa capacidade de curar, podem curar os nossos corpos.

Uma área que é especialmente interessante é a combinação de alimentos. Certos alimentos contêm nutrientes específicos, que são melhor absorvidos com outros alimentos.

Por exemplo, sabemos que certos minerais e vitaminas são solúveis em água ou gordura e um estudo recente mostra como isso também se estende aos nutrientes dos alimentos.

Hoje vamos ver os benefícios do tomate com azeite. Quando consumimos um tomate (ou tomate), seu corpo absorve todos os tipos de vitaminas e minerais saudáveis, como potássio, beta-caroteno, ferro e zinco. No entanto, o verdadeiro propósito do tomate é fornecer um poderoso antioxidante chamado licopeno.

Veja Também:

10 benefícios do consumo do pepino para a pele

Descubra mais sobre Saúde News Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.