Alimentacao Disantos
Consumo do azeite pode controlar a diabetes
Escolher o óleo de cozinha certo pode ser difícil para pessoas com diabetes. Eles devem manter um peso saudável para controlar sua condição e manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. O consumo do azeite pode ser eficaz para ajudar controlar a diabetes.
Alimentos e óleos ricos em gordura podem aumentar o açúcar no sangue e levar ao ganho de peso, e a dieta desempenha um papel fundamental para mantê-los saudáveis.
Dos muitos óleos que promovem a saúde do coração, o consumo do azeite é considerado eficaz no controlo da diabetes. O azeite é um alimento básico da dieta mediterrânica e é obtido a partir da azeitona que cresce na região. Hoje, é amplamente utilizado em todo o mundo. Continue lendo para saber se o azeite é bom para o diabetes.
Como o consumo do azeite pode controlar a diabetes
O azeite extra virgem tem vantagens para a saúde em relação às gorduras saturadas encontradas em alimentos como manteiga, natas, queijo e carnes gordurosas. Essas vantagens são particularmente observadas nos níveis de colesterol, na pressão arterial, no acúmulo de gordura no fígado e na utilização de glicose no tecido muscular.
“No entanto, além dos polifenóis, que são substâncias com elevado poder antioxidante e contribuem para os muitos benefícios do azeite virgem extra para a saúde, incluindo o controlo eficaz da glicemia após as refeições, o azeite virgem extra também contém outros compostos bioativos.
Como consumir azeite extra virgem ajuda no controle da diabetes?
Estudos demonstraram que o uso de azeite na dieta pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e até reduzir o risco de desenvolver diabetes por ser rico em gorduras monoinsaturadas.
Essas gorduras saudáveis podem ajudar seu corpo a processar melhor os açúcares dos alimentos, tornando mais fácil para seu corpo usá-los como energia. Isso pode ajudar a reduzir o risco de complicações relacionadas ao diabetes, como doenças cardíacas e derrames.
Outra grande vantagem do azeite de oliva extra virgem é que ele pode ajudá-lo a se sentir saciado por mais tempo . Esse fato pode ajudar a prevenir excessos, o que pode ser um grande problema para quem sofre de diabetes.
O azeite extra virgem também pode ajudar no controle de peso. Estudos demonstraram que pessoas que incluem azeite de oliva em sua dieta tendem a ter índices de massa corporal e circunferência da cintura mais baixos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de complicações de saúde relacionadas à obesidade, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Outro ponto é que o azeite extra virgem é uma ótima fonte de gorduras saudáveis , que podem ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle.
Como o uso do azeite pode ajudar no controle da diabetes?
Na maioria dos casos diagnosticados com diabetes tipo 2, o tratamento consiste em uma mudança no estilo de vida . Em primeiro lugar, controlar o consumo de alimentos com alto teor calórico e açúcares e, em segundo lugar, aumentar a atividade física .
Evidências recentes sustentam que a dieta mediterrânica reduz o risco de as pessoas desenvolverem diabetes tipo 2 e, no caso dos pacientes que já têm esta doença, esta dieta melhora o controlo glicémico e oferece proteção cardiovascular. Você pode conhecer mais sobre a Dieta Mediterrânea em posts anteriores em que falamos sobre os alimentos que a compõem.
Os benefícios que uma alimentação balanceada com a presença de ex-virgem produz em quem sofre desta doença têm sido amplamente demonstrados ao longo de muitos anos. Especificamente, o consumo diário de azeite virgem extra cru reduz os problemas vasculares derivados do diabetes .
Além disso, está comprovado que os efeitos do óleo afetam diretamente os níveis de glicose dos pacientes, reduzindo os níveis sanguíneos, da mesma forma que os níveis de colesterol LDL.
O azeite virgem extra é a versão não refinada do azeite. É prensado a frio e tende a conter menos de 1% de ácidos graxos livres.
Abaixo estão as características do azeite virgem extra, o melhor azeite para diabetes tipo 2 :
1. Gorduras Saudáveis
Os ácidos graxos monoinsaturados ou poliinsaturados são gorduras saudáveis que podem ajudar as pessoas com diabetes a manter níveis normais de colesterol no sangue. Os ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) ajudam o azeite de oliva extra virgem a reduzir a resistência à insulina em pessoas com diabetes. Essas gorduras saudáveis também podem reduzir a pressão arterial, eliminando as chances de problemas cardíacos.
2. Conteúdo de vitamina E
O estresse oxidativo é o principal problema do diabetes, levando à inflamação, hipertensão e até resistência à insulina. O azeite extra virgem é uma fonte rica em vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger as células do estresse oxidativo. A vitamina E também pode combater a inflamação, reduzindo assim o risco de complicações relacionadas ao diabetes.
3. Polifenóis
Os polifenóis ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, diminuindo o colesterol e a glicose. Eles também podem prevenir os lipídios do sangue do estresse oxidativo. O azeite virgem extra contém cerca de 500 mg/L de polifenóis. Recomenda-se que uma pessoa com diabetes consuma diariamente 20 gramas de azeite virgem para se beneficiar desses micronutrientes.
4. Consumo do azeite pode controlar a diabetes e reduzir a glicemia
O azeite virgem extra reduz o açúcar no sangue e o colesterol mais do que outros tipos de gordura, de acordo com uma nova pesquisa.
O estudo, realizado na Universidade Sapienza em Romen, poderia explicar os benefícios para a saúde associados a uma dieta mediterrânica tradicional para pessoas com diabetes.
A redução da glicemia e do colesterol pode ser útil para reduzir os efeitos negativos da glicose e do colesterol no sistema cardiovascular.
O azeite virgem extra é conhecido por reduzir os níveis de açúcar no sangue e colesterol quando comparado com outros tipos de gorduras. Isto o torna extremamente benéfico para pacientes diabéticos e, portanto, é bom incluir azeite na dieta para diabetes tipo 2.
Os antioxidantes são conhecidos por diminuir o estresse oxidativo causado por altos níveis de açúcar. Desta forma, pode reduzir as complicações e riscos associados ao diabetes. Esses riscos podem ser retinopatia diabética, neuropatia diabética , doenças cardíacas ou hipertensão.
As inflamações são a causa raiz da maioria das doenças graves e o azeite pode ajudar a reduzir esta inflamação e reduzir os danos a longo prazo às células. Oleocanthal é o principal componente do azeite, o que o torna antiinflamatório. Isso atua nas enzimas da mesma forma que os medicamentos antiinflamatórios, como o ibuprofeno.
O consumo de azeite a longo prazo reduz o risco de diabetes
O consumo do azeite pode controlar a diabetes quando adicionado ao plano de dieta para diabéticos, o azeite pode ajudar o coração.
Benefícios do Azeite
Reduz a inflamação
Reduz o estresse oxidativo
Reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom
Reduz o risco de coágulos sanguíneos
Reduz a pressão arterial
Reduz o risco de provável doença de Alzheimer
Quanto o uso do azeite é bom na dieta para diabetes
1 colher de sopa de azeite contém aproximadamente 14 gramas de gordura total, sem fibras e sem açúcar. É também uma rica fonte de vitaminas E e K.
O azeite contém 1.318 mg de gorduras ômega-6 e 103 mg de gorduras ômega-3. Além disso, contém mais de 10 gramas de gorduras mono ou poliinsaturadas, que são basicamente os tipos de gordura mais saudáveis.
O azeite contém fitoesteróis – um tipo de substância vegetal quimicamente semelhante ao colesterol, mas que ajuda a manter a saúde do coração. Isso ocorre porque inibe a absorção do colesterol dos alimentos e reduz a quantidade de colesterol “ruim” associado a doenças cardíacas.
Portanto, os diabéticos podem definitivamente substituir o óleo normal por azeite. Além disso, isso não precisa necessariamente estar na dieta do diabético, mas pode ser incorporado por todos aqueles que desejam manter a mente e o corpo saudáveis.
Veja Também:
Consumo do repolho pode curar a gastrite?
Descubra mais sobre Saúde News Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Seja o primeiro a comentar!